Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Stricto Sensu

Stricto Sensu

Publicado 12/16/2019, 4:25:09 PM, última modificação 11/3/2022, 5:38:54 PM
Inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UTFPR, de 15/01 a 06/02 de 2020

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) – "Linguagem, cultura e sociedade, " nível de mestrado, publicou o Edital nº 002/2019 – PPGL, que dispõe sobre a abertura das inscrições e seleção dos ingressantes para o primeiro semestre de 2020.

O PPGL tem duas linhas de pesquisa:

Literatura, Sociedade e Interartes (10 vagas): A linha de pesquisa Literatura, sociedade e interartes constitui um espaço para as investigações teóricas envolvendo literatura, sociedade e as demais formas de expressão artística, tendo como principal objetivo elucidar suas possíveis relações.

O caráter interdisciplinar desta linha de pesquisa compreende como eixos articuladores a Teoria Literária, a Intersemiótica, a Literatura Comparada, a Lusofonia e a Anglofonia. Neste sentido, promove a investigação acerca dos potenciais diálogos entre esses eixos e áreas correlatas das Humanidades.

Privilegiando um viés interacionista, a literatura não é aqui concebida como mero produto resultante dos fatos sociais e do contexto histórico no qual foi concebida, mas também criadora e transformadora desse universo psicossocial.

Linguagem, Educação e Trabalho (14 vagas): Esta linha de pesquisa objetiva estudar a linguagem de uma perspectiva enunciativo-discursiva e sócio-histórica e/ou sociocultural, com a finalidade de elucidar relações entre linguagem, subjetividade e ação/atividade humana em esferas educacionais, culturais e de trabalho.

Tais objetivos estão fundamentados em alguns pressupostos teóricos das Ciências da Linguagem, da Educação e do Trabalho.

O mestrado em Letras visa formar docentes pesquisadores, com vistas à investigação científica e crítica na área da linguagem para aperfeiçoamento e maior valorização das áreas de atuações dos candidatos.

No âmbito deste processo seletivo serão ofertadas 24 vagas, de acordo com a disponibilidade dos docentes nas duas Linhas de Pesquisa do Programa, e 02 (duas) vagas adicionais para candidatos oriundos de países com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia.

O público-alvo do PPGL são os candidatos que tenham concluído ou que sejam concluintes de cursos de graduação nas Áreas de Linguística, Letras e Artes, Direito, Biblioteconomia, Comunicação, Fonoaudiologia e Ciências Humanas, definidas pela Tabela de Áreas de Conhecimento da Capes, reconhecidos oficialmente, respeitando-se as normas vigentes da UTFPR.

As inscrições iniciarão no dia 15 de janeiro e transcorrem até às 23h59min do dia 06 de fevereiro, pela internet, observando as orientações específicas publicadas na página de inscrições do PPGL, mediante o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais).

A primeira etapa do processo seletivo é composta de prova dissertativa e a segunda avaliação e arguição da Proposta de Pesquisa e do Currículo Lattes.

O resultado final do processo de seleção será divulgado dia, 18 de março de 2020

Outras informações sobre o PPGL podem ser obtidas na secretaria do Programa pelo telefone 46 3220-2586 ou no sítio http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-letras