Inventum

Publicado 11/11/2019, 10:42:08 AM, última modificação 11/3/2022, 5:38:51 PM
Torneio Digital de Xadrez inovou no formato e reuniu 58 participantes do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina

Ocorreu na tarde de sábado (09), no Largo da Liberdade, o Torneio Digital de Xadrez, evento realizado pelo Clube de Xadrez da UTFPR-PB, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de Pato Branco, como atração da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação - Inventum 2019.

O Torneio buscou inovar com a versão digital de um torneio de xadrez. Os jogos ocorreram utilizando um aplicativo em celulares e tablets, diferente de um jogo tradicional com peças. Depois de um início de instabilidade do aplicativo, o torneio transcorreu de acordo com a expectativa, envolvendo desde crianças de 8 anos, até adultos. Participaram 58 enxadristas do Sudoeste do Paraná e do Oeste de Santa Catarina. 

Na opinião dos organizadores, este torneio é inovador. “Não temos relatos de um torneio nestes moldes. Como é de se esperar, tivemos problemas com a instabilidade do aplicativo, mas que foi sanado durante o torneio e conseguimos realizá-lo sem grandes contratempos. Muitos jogadores, por não estarem acostumados com o modelo de torneio digital, sentiram um pouco de dificuldades, mas o respaldo geral dos jogares foi positivo. A forma com que estas partidas foram efetuadas, por meio digital, não permite que o jogador execute um lance irregular, o que auxilia bastaste o jogo, principalmente das crianças, que muitas vezes perdem a partida porque executam um lance irregular. Isso é até comum, mesmo com adultos, no apuro de tempo. Por isso, cremos que os torneios digitais serão cada vez mais usados pela sua dinâmica, o fácil acesso e com o aprimoramento dos aplicativos em relação à lisura do processo, possibilitarão que no futuro tenhamos torneios mais abrangentes e sendo possível jogar à distância”, declarou o coordenador do Torneio, professor Neuri Lunelli.

O resultado foi o seguinte:

Categoria SUB 8

Campeão Masculino - Breno Zandona Boscari - Pato Branco (PR)

Campeão Feminino - Camila Borges Vazatta - São Lourenço do Oeste (SC)

Categoria SUB 10

Campeão Masculino - Vinicius Faenelo - Francisco Beltrão (PR)

Campeão Feminino - Maria Ivy Segalin Buffon - Lacerdópolis (SC)

Categoria SUB 12

Campeão Masculino - Alex Murilo Fieira - Francisco Beltrão

Campeão Feminino - Emanuela Isabele Rodrigues - Francisco Beltrão

Categoria SUB 14

Campeão Masculino - Tailon Suppi Goulart - Pato Branco

Campeão Feminino - Maria Luiza Palombit Chaves - Pato Branco

Categoria SUB 16

Campeão Masculino - Otávio Ramon Nunes - Pato Branco (PR)

Campeão Feminino - Alexandra Magna Marx Verdi – Chopinzinho (PR)

Categoria SUB 18

Campeão Masculino - João Pedro Pillar - Francisco Beltrão (PR)

Campeão Feminino - Kamila Andrade Dalla Valle - Pato Branco (PR)

Categoria ABSOLUTO

Campeão Masculino - Derlei Alex Florianovitz – Chapecó (SC)

Campeão Feminino - Francieli Bledow do Nascimento - Pato Branco (PR)

Foram distribuídos R$ 5 mil em premiação, além de troféus e medalhas.

O evento foi organizado pelos professores Neuri Lunelli e Dalmarino Setti e teve a colaboração de Willian Pires, de Tadeu Silvério e da equipe de Arbitragem de Dulcinéia Betti.

A premiação foi concedida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de Pato Branco e o evento contou, também, com o patrocínio das empresas: A1 Formaturas, Cresol, Sebrae e Stone.

Reportar erro