Trabalho de egresso da UTFPR-PB é reconhecido no Prêmio Melhores TCCs do Crea-PR
O egresso recém-formado do curso de Engenharia Elétrica do Campus Pato Branco da UTFPR, André Peres Galera, foi um dos vencedores na edição 2024 do Prêmio Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). O trabalho intitulado Implementação do Algoritmo TFM em uma Unidade de Processamento Gráfico Utilizando Bibliotecas CUDA, apresentado em 2023 como parte dos requisitos para a conclusão do curso, ficou em 3º lugar na modalidade Engenharia Elétrica.
Sob a orientação do Professor Giovanni Alfredo Guarneri, do Departamento de Engenharia Elétrica (DAELE), e desenvolvido dentro do projeto de pesquisa AUSPEX (Advanced Ultrasound Signal Processing for Equipment Inspections), o trabalho de André focou na otimização do algoritmo TFM por meio de sua paralelização em uma unidade de processamento gráfico da NVIDIA. O algoritmo TFM tem como função realizar o processamento de dados gerados por ensaios de ultrassom em um corpo sólido, resultando em imagens representativas das estruturas internas desse corpo. O principal objetivo da pesquisa foi reduzir o tempo de execução do algoritmo, proporcionando uma reconstrução mais rápida das imagens da estrutura interna dos corpos ensaiados.
O projeto de pesquisa AUSPEX, cujo objetivo é desenvolver e avaliar o desempenho de algoritmos de processamento avançado de sinais, implementados em Python, para auxiliar em inspeções submarinas, conta com a cooperação/financiamento da Petrobras. O projeto é desenvolvido principalmente no LASSIP (Laboratory of Statistical Signal Processing & Inverse Problems) da UTFPR Campus Curitiba .
Os resultados obtidos demonstraram uma redução significativa no tempo de execução do algoritmo TFM, o que proporciona menor tempo na obtenção de imagens das estruturas internas dos corpos ensaiados. Isso permite um conhecimento mais rápido e assertivo sobre o corpo examinado. Além disso, a pesquisa contribui diretamente para a inovação e exploração de novas técnicas e ferramentas para a otimização de algoritmos de processamento de sinais de ultrassom. Esses resultados serão utilizados para dar continuidade a outros projetos dentro do grupo de pesquisas responsável pelo projeto AUSPEX que dependem do tempo de execução rápido do algoritmo TFM.
O trabalho também foi destaque no XII Seminário de Extensão e Inovação & XXVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (SEI-SICITE 2022), no qual foi apresentado e premiado com o 3º lugar na categoria Engenharia Elétrica. Em depoimento sobre a premiação recebida no Prêmio Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso, André afirmou:
"É gratificante obter a premiação e verificar que todo o esforço e tempo dedicados à pesquisa e ao desenvolvimento deste trabalho foram reconhecidos. Também me sinto honrado em poder trazer esse prêmio para a UTFPR-PB, representando o constante incentivo à pesquisa e a qualidade de ensino promovidos pela instituição."
A UTFPR-PB parabeniza André por essa conquista e celebra o impacto da pesquisa e inovação promovidos pelos seus alunos. O prêmio conquistado por André é um exemplo do compromisso da UTFPR-PB com a excelência acadêmica e a inovação tecnológica, reafirmando a importância da pesquisa e do desenvolvimento no ambiente universitário.
Sobre o Prêmio Melhores TCCs
Na edição deste ano, foram inscritos 290 TCCs de diferentes regiões do Paraná, além de 60 projetos de extensão no Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária, lançado em 2023, que ocorre concomitantemente ao Prêmio Melhores TCCs e tem como objetivo destacar os melhores projetos de extensão desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior no Paraná. Entre os inscritos, foram selecionados os melhores TCCs e projetos de extensão apresentados em 2023, nas modalidades de Agrimensura, Agronomia, Geologia, Engenharias Civil, Elétrica, Florestal, Mecânica, Química e Multidisciplinar.
A seleção dos vencedores do Prêmio Melhores TCCs ocorreu por meio de um edital, no qual as coordenações dos cursos puderam indicar até cinco trabalhos de conclusão de curso (TCCs). Em seguida, os trabalhos selecionados por cada regional do Crea-PR foram avaliados e eleitos pelo Colegiados Estaduais com base em critérios como aplicabilidade do conhecimento técnico na prática profissional, grau de inovação e nível de abrangência do tema. A classificação final foi anunciada na segunda semana de agosto no site institucional do Crea-PR.
Os trabalhos finalistas serão expostos no 31º Fórum de Docentes e Discentes, que acontece esta semana, de 27 a 29 de agosto, em União da Vitória. Além disso, essas importantes pesquisas e projetos estão sendo disseminadas pelo Crea-PR em diversas frentes, como na Revista Técnico-Científica, que fará uma publicação específica com artigos-síntese dos TCCs. A iniciativa visa replicar os trabalhos pela qualidade técnica, inovação e aplicabilidade, promovendo o conhecimento científico entre a comunidade profissional e empresas do Estado. Os prêmios também facilitam a entrada dos jovens profissionais no mercado de trabalho, ajudando-os a buscar oportunidades em suas áreas.