Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
UTFeira de Ciências promove sua primeira edição

UTFeira de Ciências promove sua primeira edição

Publicado 9/20/2024, 4:18:08 PM, última modificação 9/20/2024, 4:21:04 PM
Projeto de extensão leva experimentos científicos e tecnologia a estudantes de Itapejara D’Oeste com laboratórios itinerantes e interação com Engenharia Elétrica

O projeto de extensão UTFeira de Ciências da UTFPR-PB, que busca promover uma conexão direta entre escolas públicas de Ensino Médio da região Sudoeste do Paraná e a universidade, realizará sua primeira edição no dia 23 de setembro de 2024, no Centro Marista de Juventude (CMJ), em Itapejara D’Oeste - PR.

O projeto é coordenado pelo professor Everton Luiz de Aguiar, do Departamento Acadêmico de Elétrica (DAELE), e busca integrar atividades e experimentos científicos no currículo escolar dessas escolas. A proposta envolve a realização de uma feira de ciências tecnológica, onde professores e alunos da Engenharia Elétrica da UTFPR-PB conduzirão experimentos científicos interativos. 

Nesta primeira edição, que vai acontecer nas dependências do CMJ, com o acompanhamento dos professores da escola participante, o objetivo principal é divulgar a ciência, a tecnologia e o curso de Engenharia Elétrica, de forma integrada aos experimentos. Também serão apresentadas as oportunidades de ingresso na UTFPR Pato Branco, bem como de bolsas de estudo, intercâmbio, ajudas de custo e projetos de pesquisa e extensão.

Os laboratórios itinerantes que estarão presentes, nos turnos da manhã, tarde e noite, são:

- Inteligência Artificial
- Eletrônica e Matemática
- Fábrica do Som
- Tech Talk

Essa iniciativa visa aproximar a comunidade escolar do ambiente universitário, proporcionando aos alunos uma imersão prática e dinâmica nas áreas de ciência e tecnologia. 

A analista educacional, Talita Melina Covatti, responsável pela realização do projeto no CMJ com os jovens do ensino médio, destaca que "é de extrema importância incentivar a ação transformadora dos jovens, fortalecendo o protagonismo, a autonomia e a liderança, por meio de espaços de construção, apoio e encontro, a fim do aprimoramento das habilidades e potencialidades, a partir de escolhas vocacionais, pessoais e profissionais, em vista da transformação da realidade."

Ana Cappellesso, coordenadora operacional do CMJ, ressalta a importância de receber esse projeto: "Ficamos felizes em acolher uma iniciativa tão preocupada com os jovens. Esse projeto fortalece nossa parceria e ajuda a desmistificar a UTFPR e suas oportunidades. Esperamos que os jovens se envolvam nas atividades propostas e que esse momento some aos projetos de vida deles, como profissionais e como pessoas de bem que compõem a sociedade. 





Reportar erro