UTFPR-PB e UMIPTT lançam novo edital que visa apoiar e fortalecer ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Transferência Tecnológica
A Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT), por meio da UTFPR Campus Pato Branco , torna público o Edital Interno Nº 03/2024, que visa o apoio a projetos de Pesquisa Aplicada e Transferência de Tecnologia. O edital, lançado em 27 de junho de 2024, disponibiliza um total de R$ 250.000, provenientes da Emenda Parlamentar nº 44820006/2024, do deputado federal Tadeu Veneri, com a finalidade de fomentar iniciativas inovadoras no Sudoeste do Paraná.
O último edital do Programa de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologia havia sido lançado há oito anos, em 2016, também através de uma emenda parlamentar, à época do deputado Assis do Couto. Essa emenda foi executada em 2017, destinando metade dos recursos para a construção da sede da UMIPTT e a outra metade para projetos elaborados e conduzidos por professores da UTFPR. Ao todo, foram desenvolvidos 25 projetos, cujos resultados foram apresentados em um seminário em 2018.
A importância desses recursos reside na necessidade de atender às demandas de novas pesquisas definidas no planejamento da UMIPTT. Sempre que surge um novo tema, ele é encaminhado ao Comitê Gestor Estratégico e, posteriormente, levado à pesquisa, necessitando de recursos. Além de financiar a pesquisa, é essencial garantir anualmente recursos para a transferência de tecnologia, permitindo que os avanços elaborados pelas instituições de pesquisa e universidades cheguem efetivamente aos agricultores.
Assim, o edital retorna em 2024 com o principal objetivo de fortalecer as ações de pesquisa, desenvolvimento e transferência tecnológica para transformar os processos da agricultura familiar na região. As propostas submetidas deverão abordar os seguintes temas prioritários definidos pela UMIPTT:
- Bovinocultura de leite, com foco no baixo impacto de carbono
- Fruticultura
- Olericultura
- Agregação de Valor - agroindustrialização
- Sucessão geracional na agricultura familiar
- Energias Renováveis
- Outras áreas comprovadamente conectadas com a agricultura familiar no sudoeste do Paraná
Conforme o edital, o apoio máximo a cada projeto será de R$ 25.000 e o prazo para submissão das propostas vai até às 17h de 30 de agosto de 2024. As propostas devem ser submetidas por docentes efetivos da UTFPR dos Campi Pato Branco , Dois Vizinhos , e Francisco Beltrão , e incluir no mínimo duas instituições da UMIPTT, sendo uma delas obrigatoriamente a UTFPR.
O resultado final será divulgado até 30 de setembro de 2024. As propostas serão avaliadas com base na relevância dos problemas apresentados, na viabilidade das soluções propostas, e no impacto econômico e social, alinhados às necessidades e potencialidades do Sudoeste do Paraná.
Fomento à Inovação
Este edital representa um passo significativo para o desenvolvimento tecnológico e científico da região, promovendo a inovação e a sustentabilidade nas áreas prioritárias. A iniciativa está alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável e visa contribuir para o crescimento econômico e social da comunidade local.
Para mais informações e detalhes sobre as regras e requisitos do edital, os interessados podem acessar o documento completo AQUI.