Pato Branco
/
UTFPR-PB e UMIPTT lançam novo edital que visa apoiar e fortalecer ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Transferência Tecnológica

Publicado 7/2/2024, 4:32:03 PM, última modificação 7/4/2024, 2:57:00 PM
Edital Nº 03/2024 destina R$ 250 mil para projetos inovadores nas áreas prioritárias da região Sudoeste do Paraná

A Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT), por meio da UTFPR Campus Pato Branco, torna público o Edital Interno Nº 03/2024, que visa o apoio a projetos de Pesquisa Aplicada e Transferência de Tecnologia. O edital, lançado em 27 de junho de 2024, disponibiliza um total de R$ 250.000, provenientes da Emenda Parlamentar nº 44820006/2024, do deputado federal Tadeu Veneri, com a finalidade de fomentar iniciativas inovadoras no Sudoeste do Paraná.

O último edital do Programa de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologia havia sido lançado há oito anos, em 2016, também através de uma emenda parlamentar, à época do deputado Assis do Couto. Essa emenda foi executada em 2017, destinando metade dos recursos para a construção da sede da UMIPTT e a outra metade para projetos elaborados e conduzidos por professores da UTFPR. Ao todo, foram desenvolvidos 25 projetos, cujos resultados foram apresentados em um seminário em 2018.

A importância desses recursos reside na necessidade de atender às demandas de novas pesquisas definidas no planejamento da UMIPTT. Sempre que surge um novo tema, ele é encaminhado ao Comitê Gestor Estratégico e, posteriormente, levado à pesquisa, necessitando de recursos. Além de financiar a pesquisa, é essencial garantir anualmente recursos para a transferência de tecnologia, permitindo que os avanços elaborados pelas instituições de pesquisa e universidades cheguem efetivamente aos agricultores.

Assim, o edital retorna em 2024 com o principal objetivo de fortalecer as ações de pesquisa, desenvolvimento e transferência tecnológica para transformar os processos da agricultura familiar na região. As propostas submetidas deverão abordar os seguintes temas prioritários definidos pela UMIPTT:

- Bovinocultura de leite, com foco no baixo impacto de carbono
- Fruticultura
- Olericultura
- Agregação de Valor - agroindustrialização
- Sucessão geracional na agricultura familiar
- Energias Renováveis
- Outras áreas comprovadamente conectadas com a agricultura familiar no sudoeste do Paraná

Conforme o edital, o apoio máximo a cada projeto será de R$ 25.000 e o prazo para submissão das propostas vai até às 17h de 30 de agosto de 2024. As propostas devem ser submetidas por docentes efetivos da UTFPR nos campi Pato Branco, Dois Vizinhos, e Francisco Beltrão, e incluir no mínimo duas instituições da UMIPTT, sendo uma delas obrigatoriamente a UTFPR.

O resultado final será divulgado até 30 de setembro de 2024. As propostas serão avaliadas com base na relevância dos problemas apresentados, na viabilidade das soluções propostas, e no impacto econômico e social, alinhados às necessidades e potencialidades do Sudoeste do Paraná.

Fomento à Inovação

Este edital representa um passo significativo para o desenvolvimento tecnológico e científico da região, promovendo a inovação e a sustentabilidade nas áreas prioritárias. A iniciativa está alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável e visa contribuir para o crescimento econômico e social da comunidade local.

Para mais informações e detalhes sobre as regras e requisitos do edital, os interessados podem acessar o documento completo AQUI.

Reportar erro