Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
UTFPR tem novos representantes no Conselho Consultivo da Mesorregião Sudoeste

UTFPR tem novos representantes no Conselho Consultivo da Mesorregião Sudoeste

Publicado 9/5/2024, 5:25:55 PM, última modificação 9/5/2024, 5:28:04 PM
Professores Gilson Ditzel Santos e Laércio Ricardo Sartor assumem como conselheiros no IDR Paraná para o triênio 2024-2027

No dia 23 de agosto de 2024, o Conselho Consultivo Mesorregional do Sudoeste do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) realizou sua primeira Reunião Ordinária de 2024 na Associação dos Municípios do Sudoeste (AMSOP), em Francisco Beltrão.

Durante o encontro, foram empossados os novos conselheiros das 11 entidades que compõem o Conselho. O professor Everton Lozano, reitor eleito da UTFPR, passou a função de presidente para o novo presidente eleito, Paulo Roberto Golin, presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). Além disso, os professores Gilson Ditzel Santos, diretor-geral da UTFPR Campus Pato Branco, e Laércio Ricardo Sartor, da UTFPR Campus Dois Vizinhos, assumiram como novos representantes da UTFPR no conselho para o triênio 2024-2027.

Os Conselhos Consultivos Mesorregionais (CCM) integram a estrutura do IDR-Paraná e atuam em conjunto com o Conselho Consultivo Estadual (CCE). Sua principal função é captar o posicionamento de parceiros institucionais sobre as ações do instituto, avaliando iniciativas existentes e propondo novas, com o objetivo de melhorar os resultados e impactos no desenvolvimento rural das regiões do Paraná.

Esses conselhos são formados por pessoas e instituições envolvidas no processo de inovação agrícola, desde a geração de conhecimento até sua aplicação. O IDR-Paraná, que reúne pesquisa agropecuária e extensão rural, busca através dos CCMs unir ideias e instituições regionais para fortalecer o sistema de inovação na agricultura.

Os conselhos discutem sugestões e análises da população, promovendo um entendimento das necessidades regionais e permitindo uma avaliação crítica das ações do IDR-Paraná. Divididos em sete mesorregiões (Metropolitana e Litoral, Centro, Centro Sul, Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste), os conselhos tratam de temas específicos de cada área, considerando aspectos físicos, demográficos e de desenvolvimento rural.

Com membros indicados por instituições de excelência, os conselhos definem estrategicamente as ações a serem realizadas. A criação desses conselhos é a forma que o IDR-Paraná encontrou para alinhar seus serviços às demandas da sociedade.

Reportar erro