Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Vestibular 2024/1

Vestibular 2024/1

Publicado 8/29/2023, 3:11:56 PM, última modificação 8/31/2023, 2:09:29 PM
Inscrições para o Vestibular de Verão da UTFPR começam na sexta-feira, 01/09. Campus Pato Branco oferta 361 vagas em 13 cursos

Campus Pato Branco oferta 361 vagas (Foto: Ascom)

O edital foi publicado na última sexta-feira, dia 25, e as inscrições para o Vestibular de Verão 2024 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) iniciam na próxima sexta-feira, 1º de setembro e vão até 09 de outubro.

O Campus Pato Branco está ofertando 361 vagas em seus 13 cursos: Administração (31), Agronomia (31), Ciências Contábeis (31), Engenharia Cartográfica e de Agrimensura (15), Engenharia Civil (31), Engenharia da Computação (31), Engenharia Elétrica (31), Engenharia Mecânica (31), Química (31), Letras Português-Inglês (31), Matemática (31), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (18) e Tecnologia em Manutenção Industrial (18).

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo Portal do Candidato, no endereço eletrônico portaldocandidato.funtef.org. O Custo da Inscrição é de R$ 150. A solicitação de isenção da taxa é até 22 de setembro, com o envio da folha resumo da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário-mínimo. O documento pode ser obtido no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da prefeitura municipal, assinada pelo órgão expedidor.  

No momento da inscrição, o candidato pode escolher até 2 cursos: primeira e segunda opção. Caso não seja aprovado em nenhuma delas na 1ª chamada, ainda é possível participar da lista de espera de ambos os cursos.

Também, deve optar por uma das modalidades: ampla concorrência ou cotista. Do total de vagas ofertadas, ao menos metade reservadas para cotas destinadas a quem fez todo o ensino médio em escola pública, incluindo específicas para: renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo; pretos, pardos ou indígenas; e pessoas com deficiência.

Candidatos que ainda não têm a previsão de concluir o Ensino Médio antes do início do período letivo devem obrigatoriamente se inscrever como ‘treineiro’; o que possibilita a realizar as provas apenas com a finalidade de testar os conhecimentos, sem concorrer efetivamente às vagas.

Sobre a prova

A seleção será composta deuma prova de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha e uma prova de redação em língua portuguesa, as quais serão aplicadas no mesmo dia.

Para as questões de Língua Estrangeira Moderna, é permitido escolher entre os idiomas espanhol e inglês no momento da inscrição.

A data de aplicação das provas é dia 19 de novembro, de modo presencial, a partir das 14h, com duração de 5 horas. O ensalamento deve ser disponibilizado a partir de 10 de novembro.

As provas serão aplicadas nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 16 de janeiro de 2024.