Pato Branco
VI Campeonato de Lançamento Balístico promove inovação e criatividade

Publicado 6/12/2024, 10:56:35 AM, última modificação 6/18/2024, 3:39:48 PM
Alunos demonstram habilidades de engenharia e criatividade no evento organizado pela UTFPR-PB durante a INVENTUM 2024

No dia 7 de junho, aconteceu o VI Campeonato de Lançamento Balístico, evento integrante da INVENTUM 2024, Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco. Nesse evento, alunos de diversas instituições desenvolvem um projeto e constroem um equipamento para lançar uma bola de tênis. A pontuação é distribuída da seguinte forma: exatidão, para quem lança a bola mais próxima de um alvo a 25,0 m de distância; alcance, para quem lança a bola a uma maior distância horizontal; projeto, considerando a segurança e o emprego de materiais de reaproveitamento e de sucata; e apresentação, que permite a cada equipe fazer seu show na hora do lançamento.

Inscreveram-se, inicialmente, 10 equipes, das quais 7 participaram do evento. O campeonato teve a participação de 1 equipe de Ensino Médio e 6 equipes de Ensino Superior.

Os resultados foram os seguintes:

1° Lugar - Equipe Miro, da UTFPR de Pato Branco;

2° Lugar - Equipe 2GW, da UTFPR de Pato Branco;

3° Lugar - Equipe Rocket, da UTFPR de Pato Branco;

4° Lugar - Equipe Quase Precisos, da UTFPR de Pato Branco;

5° Lugar - Equipe Space X, do IFPR, de Coronel Vivida;

6° Lugar - Equipe VMax, da UTFPR de Pato Branco;

Também foram premiadas as modalidades:

• Destaque Ensino Médio - Equipe Space X;
  • Melhor Apresentação - Equipe Miro;
  • Melhor Projeto - Equipe Rocket;
  • Melhor Exatidão - Equipe Miro;
  • Melhor Alcance - Equipe 2GW.

Além de troféus aos vencedores, foram distribuídos R$ 5.000 em prêmios, concedidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de Pato Branco. O evento também contou com o apoio da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-PB).

O campeonato foi organizado pelo Professor Neuri Lunelli e contou com a arbitragem dos Professores Márcio Fiori, Marcelo Sandrini, Márcio Nakaura e Silvio Andolfato. A organização destacou a criatividade das equipes no desenvolvimento de seus equipamentos, com um grande aproveitamento de material de sucata empregado na construção.

Esta foi a sexta edição do evento, consolidando o Campeonato de Lançamento Balístico organizado pelo Departamento de Física da UTFPR-PB. A expectativa é que a próxima edição tenha uma participação maior dos acadêmicos e alunos da região. O objetivo de promover uma competição onde os alunos desenvolvem suas habilidades práticas, criativas e de engenharia foi certamente alcançado.

Com cada edição, o campeonato continua a inspirar e desafiar os estudantes, proporcionando uma plataforma valiosa para a aplicação de conhecimentos teóricos em contextos práticos. A comunidade acadêmica aguarda ansiosa pelos próximos lançamentos e inovações que surgirão nas futuras edições.

Reportar erro