Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Visita às famílias agricultoras

Visita às famílias agricultoras

Publicado 11/8/2022, 1:18:28 PM, última modificação 11/8/2022, 2:34:18 PM
Consumidores da Feira Orgânica dos Bairros de Pato Branco visitam famílias agricultoras feirantes

Grupo participante da excursão

A Feira Orgânica dos Bairros de Pato Branco, projeto de extensão da UTFPR Campus Pato Branco, levou seus consumidores para uma visita às famílias agricultoras feirantes na manhã do dia 05 de novembro de 2022.

A excursão fez parte da programação da Semana da Alimentação Saudável, que contou com palestras sobre o Câncer de Mama e o impacto dos agrotóxicos na alimentação. Foram mais de 40 consumidores que viajaram para conhecer a COOPAFI, os Queijos Martinazzo e outros agricultores de Itapejara d’Oeste.

Algumas entidades foram chave para a realização da visita: a própria UTFPR, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural (Assessoar) e a Plataforma da Comida Saudável. O projeto de extensão Feira Orgânica dos Bairros de Pato Branco também contou com apoio da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) da UTFPR-PB.

Miguel Ângelo Perondi, coordenador do projeto de extensão, comenta: “Nosso foco é valorizar o alimento saudável, seja orgânico ou de processos artesanais que evitem o uso de ultraprocessados. O professor enfatiza que, apesar do público alvo ser a comunidade de Pato Branco, houve adesão de pessoas de Clevelândia, Toledo e outras cidades. “Impressionante como as pessoas ficaram maravilhadas com a possibilidade da gente fazer eventos que conectem o consumidor urbano com o produtor rural genuíno, aquele verdadeiro produto da colônia, que é algo muito rico que há em Itapejara d’Oeste e que nós queremos valorizar aqui em Pato Branco.”