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Conferência Internacional

Conferência Internacional

Publicado 10/25/2019, 11:58:44 AM, última modificação 11/3/2022, 5:38:50 PM
Professora do DALET participa de evento sobre políticas linguísticas na Colômbia

A convite da Associação Colombiana de Professores de Língua Inglesa (ASOCOPI), a professora do Departamento Acadêmico de Letras (DALET), da UTFPR, Câmpus Pato Branco, Taisa Pinetti Passoni, participou da 54ª Conferência Anual da ASOCOPI, na Universidad Santo Tomás, em Bogotá, Colômbia. O evento aconteceu entre os dias 10 e 12 de outubro, e teve como tema “Bilingual and multilingual processes: educational accomplishments and challenges in Colombia and Latin America”.

No workshop “Language teachers’ education towards Engaging Language Policy”, visando a formação de professores de línguas, a conferencista explorou possibilidades para envolvimento de docentes e comunidade nos processos de desenvolvimento, interpretação e implementação de políticas linguísticas. Na palestra “Advancements and constraints of Language Policies in Brazil: from Basic to Higher Education”, a professora apresentou um panorama dos desdobramentos mais recentes das políticas linguísticas brasileiras, desde a educação básica ao ensino superior.

A conferencista Taisa, que também é conselheira da Associação de Professores de Língua e Literatura Inglesa do Paraná (APLIEPAR), considerou o encontro “uma oportunidade muito rica para estreitar laços com pesquisadores dos países vizinhos, os quais possuem muitas semelhanças com o Brasil, tanto no que se refere aos empenhos quanto aos desafios relativos ao ensino de idiomas e a formação de professores”, declarou.

O encontro visou congregar contribuições de diferentes pesquisadores internacionais, tais como Adriana Gonzáles, da Universidade de Antioquia, na Colômbia; Mario López-Gopar, da Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca, no México; Gabriel Díaz Maggioli, da Universidad Católica del Uruguay; Marilyn Martin Jones da University of  Birmingham, no Reino Unido, os quais debateram sobre as limitações e as possibilidades para a promoção do bilinguismo  e multilinguismo na América Latina.

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