Colóquio na Bolívia
O Colóquio “Sobre la Enseñanza de las Matemáticas en la Universidad” ocorreu entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2020, na cidade de La Paz - Bolívia. Como representante da UTFPR Ponta Grossa, a professora Sani de Carvalho Rutz da Silva, do Departamento Acadêmico de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) foi convidada a ofertar uma conferência sobre o panorama atual do ensino de matemática.
O principal objetivo do Colóquio promovido pela Universidad Mayor de San Andrés (UMSA), de acordo com a professora Sani, foi conhecer a experiência dos cursos de matemática em instituições universitárias, enfatizando como o ensino está sendo abordado em resposta às necessidades emergentes de uma sociedade globalizada e à atitude em relação às TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação. Refletiu-se sobre o conteúdo e o processo de transição do ensino médio para a universidade em relação à matemática. Por fim, buscou-se promover a interação de professores de matemática de diferentes faculdades da UMSA e de outras universidades.
O programa do Colóquio contou com as seguintes conferências:
- Las matemáticas en la escuela de ingeniería del Instituto Nacional de Ciencias Aplicadas de Lyon
- Guy Athanaze Ph.D.
- INSA-Francia
- Consideraciones para la mejora de la educación matemática en la UNAM
- Manuel Falconi Ph.D.
- UNAM-México
- Reflexiones sobre los contenidos de matemática en secundaria
- Jimmy Santamaria Torrez Ph.D.
- UMSA-Bolivia
- Panorama actual de la educación matemática
- Sani de Carvalho Rutz da Silva Ph.D.
- UTFPR-Brasil
Além da conferência, a professora participou de uma entrevista com os conferencistas para a divulgação do Colóquio no Canal TVU 13, da Universidad San Andrés, e também de um fórum de discussões sobre “A matemática do primeiro ano da universidade”. Para a professora Sani a sua participação foi importante “porque foi possível abordar todas as ações realizadas pela Universidade para resolver a problemática em relação às dificuldades encontradas pelos alunos nos cursos de Cálculo da UTFPR”, comentou a docente sobre o evento.