Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Consciência Negra

Consciência Negra

Publicado 11/17/2022, 2:07:31 PM, última modificação 11/17/2022, 2:08:54 PM
Eventos culturais sobre o tema marcam a programação, realizada entre os dias 17 e 22, no campus Ponta Grossa.

A Exposição sobre Personalidades da Consciência Negra marca o início das atividades que propõe o debate sobre o tema no mês de novembro. A mostra abre para visitação na quinta-feira (17) no prédio da biblioteca da UTFPR Campus Ponta Grossa. 

Segundo os organizadores as atividades da Consciência Negra ocorrem no campus desde 2011, correspondendo aos anseios da sociedade em refletir sobre a temática e ao que preconiza a lei federal n. 10.639, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira e Africana nos estabelecimentos de ensino.

A programação segue na segunda feira (21), com a realização da palestra sobre Racismo estrutural com o Prof. Dr. Igor da Costa, do curso de Direito da UEPG. O evento terá início às 18h40, no Auditório do Bloco C. Aqueles que quiserem receber declaração de participação podem fazer a inscrição pelo link

Na terça-feira (22), no corredor da entrada do bloco C, acontece a exibição do vídeo e banners sobre a vida da Dona Ivone Lara, poetisa, compositora, trabalhadora da área da Saúde, com uma atuação ímpar na desconstrução dos preconceitos estruturais na nossa sociedade. Os organizadores lembram a importância da participação de toda comunidade acadêmica, destacando a necessidade de conhecer aspectos da história, para ampliar a construção de uma consciência cidadã.