Conselho de Gestão realiza último encontro em 2024
Na tarde de terça-feira, (3), o Conselho de Gestão do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizou a última reunião deste ano, no Auditório do Bloco L, sob a presidência do Diretor-Geral, Abel Dionizio Azeredo. Estiveram presentes membros representantes natos, da câmara dos docentes, técnico-administrativos e convidados. O encontro teve com foco melhorias para o campus e trouxe temas importantes para o debate.
A sessão teve início com a apresentação da pauta e, com uma alteração na ordem inicial, abriu-se a rodada de relatos com a fala do professor Thiago Gilberto do Prado, presidente da Comissão de Manutenção do Campus. Ele abordou a situação dos cães abrigados no campus, destacando a necessidade de controle na entrada de novos animais, além de tratar de melhorias na manutenção das áreas externas, como a pintura de faixas na entrada, aprimoramento da sinalização interna e controle de velocidade de veículos.
Na sequência, o professor Danislei Bertoni, representando o grupo de trabalho liderado pelo conselheiro Awdry Feisser Miquelin, apresentou o progresso das discussões para propor um modelo de distribuição de vagas docentes entre os departamentos. Foi relatado que uma reunião inicial ocorreu em setembro e que os critérios propostos buscarão combinar práticas locais com as utilizadas pela reitoria, a fim de criar um modelo mais eficiente e automatizado. Após a exposição, houve uma breve discussão entre os membros, sendo encaminhado que, ao término dos trabalhos, o tema será comunicado ao conselho para possível discussão em uma nova data.
O conselheiro Danilo de Paula, presidente do grupo que estuda critérios para a distribuição de vagas técnico-administrativas, informou que os trabalhos ainda estão em fase preliminar, pois não há uma base de critérios previamente utilizada. Ele mencionou a proposta de realizar uma pesquisa com os técnicos e a possibilidade de estabelecer percentuais de vagas para cada diretoria de área do campus.
O conselheiro João Paulo Aires apresentou o relatório do grupo responsável pelo plano de ocupação das instalações físicas atualmente ocupadas pelo Colégio Estadual Iolando Taques. O grupo destaca que mais de 70% das demandas levantadas foram atendidas, mas continuará os trabalhos para a finalização de um relatório que será submetido à validação da comissão, visando orientar as adequações necessárias para o uso futuro do espaço pela universidade, quanto às demandas que foram contempladas, bem como dar uma resposta a comunidade quanto às demandas que não foram atendidas.
Encerrando os relatos, a servidora Marilei Aparecida Mocelin, presidente da Comissão de Prevenção a Acidentes e de Primeiros Socorros, destacou a importância de criar um histórico de saúde dos alunos, realizar capacitações em primeiros socorros para os servidores e deu detalhes sobre as ações contínuas da comissão. Com o término das apresentações e discussões, ficou definida a próxima reunião do Conselho de Gestão para o dia 23 de abril de 2025.