Encontro entre Reitoria e Entidades Estudantis
Na última sexta-feira (8), o Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), professor Everton Lozano, em visita ao Campus Ponta Grossa , realizou uma reunião com o diretor-geral, professor Abel Azeredo, e representantes das entidades estudantis. O encontro teve como objetivo apresentar o funcionamento da reitoria, debater demandas da comunidade acadêmica e abrir um canal direto de comunicação com os estudantes.
O Reitor iniciou a conversa apresentando a estrutura administrativa da universidade, a distribuição de recursos e as diretrizes do planejamento estratégico institucional. Lozano destacou a importância da participação estudantil nessa segunda fase do planejamento, que tem como um dos foco debater e traçar medidas quanto a atratividade, permanência e combate à evasão.
Na sequência, os estudantes puderam expor suas pautas. A primeira demanda tratou do transporte coletivo, especialmente do acesso de alunos ao campus. O diretor-geral Abel Azeredo mencionou a Sessão Especial da Câmara Municipal, marcada para 26 de agosto no Campus Ponta Grossa , destacando como um momento oportuno para debater o tema com vereadores. O reitor reforçou a necessidade de formalizar e documentar a demanda, com dados robustos que subsidiem possíveis encaminhamentos, destacando que com base em dados sólidos é possível fazer isso também pela Reitoria.
Outro ponto abordado foram as dificuldades financeiras e burocráticas enfrentadas por equipes de competição, tanto para participar de editais quanto para captar recursos. Lozano apresentou as medidas de descentralização orçamentária adotadas para apoiar esses grupos e apontou alguns caminhos possíveis para essas demandas, como a aproximação com a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-PG).
As entidades também citaram sobrecarga docente, uso limitado de laboratórios, carência de políticas para esporte e a necessidade de instrução para acessar leis de incentivo, como a Lei de Incentivo ao Esporte. Questões de infraestrutura, como problemas de drenagem causados por chuvas, também foram levantadas. Azeredo informou que as obras de melhoria estão previstas na agenda de investimentos do campus.
Durante o encontro, houve espaço para temas sensíveis, como a qualidade da didática de alguns professores. O reitor reforçou que existem canais institucionais para encaminhar essas questões, como coordenações de curso, Diretoria de Graduação, avaliação institucional e ouvidoria, que devem ser acionados com materialidade e substância.
Ao final, Lozano destacou que o encontro simboliza a abertura de um canal de diálogo permanente entre a reitoria e os estudantes. “Acredito que as pessoas precisam de informação clara para compreender e colaborar. Quando fui diretor de campus, sempre procurei ter os estudantes próximos da gestão. Agora, na reitoria, estou ampliando essa prática. Nosso objetivo é mostrar que o reitor não está apenas em Curitiba . Queremos ouvir, levar ideias para frente e resolver situações pontuais, sempre lembrando que a razão para estarmos aqui são os nossos estudantes.”
Como parte dessa aproximação, o reitor destacou também o programa “Terça com a Reitoria”, que promoverá, uma vez por mês, encontros virtuais para que alunos de todos os campi possam dialogar diretamente com a gestão.