Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Estudantes têm até 15 de fevereiro para realizar avaliação de professores

Estudantes têm até 15 de fevereiro para realizar avaliação de professores

Publicado 2/4/2025, 10:41:31 AM, última modificação 2/4/2025, 10:41:54 AM
O processo é uma importante ferramenta de avaliação institucional da UTFPR, pois permite a identificação de oportunidades de enriquecimento da atuação pedagógica dos docentes.

Legenda: A avaliação pode ser feita por meio do portal do aluno. O processo é sigiloso e todas as notas atribuídas na ADPD são confidenciais. (foto: Arquivo ASCOM-PG).

Está aberto o prazo para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) avaliarem os professores das disciplinas do segundo período letivo de 2024. O prazo para participar da Avaliação do Docente pelo Discente (ADPD) segue até 15 de fevereiro.

Segunda a Assessoria de Avaliação Institucional (ASAVI-PG) a ADPD é uma importante ferramenta de avaliação institucional da UTFPR. O Assessor do Campus Ponta Grossa , Gerson Ishikawa, explica que esse processo promove a melhoria contínua dos docentes da UTFPR, pois permite a identificação de oportunidades de enriquecimento da atuação pedagógica dos docentes.

A avaliação pode ser feita por meio do portal do aluno. Ao acessar a plataforma, os discentes devem clicar no menu "Avaliação do Professor". Na seqüência, poderão acessar uma tabela com os docentes das disciplinas cursadas no período letivo de 2024. Os estudantes podem realizada a avaliação de todos os professores de uma só vez, atribuindo estrelas, sendo “1” a mais baixa e “5” a mais alta. A avaliação é composta de questões objetivas, mas os alunos também terão um espaço para comentários e sugestões, permitindo uma avaliação mais detalhada e construtiva sobre a atuação pedagógica de cada professor.

O resultado é repassado aos docentes apenas após o término do semestre e não há a identificação dos alunos. Ishikawa ressalta que o processo é sigiloso e todas as notas atribuídas na ADPD são confidenciais. “Por outro lado, todos os comentários dos alunos podem ser acessados pelo docente. Deste modo, recomenda-se que ao preencher os comentários, o aluno evite a inclusão de elementos que venham a identificá-lo”, esclarece.

O procedimento avaliativo abrange diversos aspectos da atuação docente, como conteúdo, didática, planejamento, avaliação e relacionamento, o que torna tão importante a participação dos alunos. “É fundamental que os alunos vejam a ADPD de forma construtiva. As melhores contribuições são as que incorporam sugestões contextualizadas de como o docente pode melhorar. Deste modo, os docentes possuem elementos para refletir sobre a sua ação pedagógica em relação aos resultados de aprendizagem de cada disciplina.”, conclui Ishikawa.

Reportar erro