Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Evento de extensão recebe estudantes

Evento de extensão recebe estudantes

Publicado 5/9/2024, 2:15:06 PM, última modificação 5/9/2024, 2:15:19 PM
Alunos do 5° ano conheceram o Campus Ponta Grossa e aprenderam um pouco sobre o funcionamento das energias renováveis.

Na tarde desta terça-feira (07), estudantes do 5° ano do Colégio Marista conheceram o Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Na busca de compreender na prática como as energias renováveis funcionam. O encontro foi mediado pelo professor do Departamento de Física (DAFIS), Romeu Miqueias Szmoski.

A visita contou com 22 alunos que puderam realizar experimentos físicos nos laboratórios da UTFPR-PG. O professor Romeu Szmoski descreve como uma possibilidade de melhor compreender as energias, a partir dos processos físicos de geração de energia elétrica.

O Professor explica que essa atividade trata-se de uma oportunidade de promover o conhecimento e a conscientização sobre as energias limpas e sustentáveis. “Essa ação oferece uma imersão prática e educativa no contexto de energias renováveis com a finalidade de estimular o interesse dos alunos em questões de sustentabilidade e inovação.” diz.

A proposta desta atividade, de acordo com Szmoski, é proporcionar aos alunos uma compreensão prática dos processos físicos na geração de energia. Assim, introduzir os alunos às principais tecnologias de energias renováveis, como geradores eólicos e placas fotovoltaicas. “Isso permite que eles entendam como essas tecnologias funcionam e como contribuem para a produção de energia limpa e sustentável.” comenta Szmoski.

Szmoski conta que o interesse da visita partiu do Colégio Marista com seu Projeto de Intervenção Social (PIS), o tema do projeto neste ano são as tecnologias e energias renováveis. O professor também explica a importância de realizar esses encontros no campus. “A ideia é abrir as portas da universidade, bem como despertar interesses acadêmicos e posteriormente pensar nos futuros alunos que teremos aqui.”

Além do professor Romeu Szmoski, que recebeu o grupo de estudantes, também integram essa ação extensionista os professores Carlos Illa Font e Sérgio Okida do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELE) e o professor Elano Rein do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS). A equipe conta ainda com a Técnica de Laboratório, Rosiane Antunes Gaeski, que atua junto ao DAFIS e o Monitor de Laboratório, José Ricardo Custódio.