Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Exame de proficiência

Exame de proficiência

Publicado 8/31/2020, 10:03:57 AM, última modificação 11/7/2022, 11:25:51 AM
Aberto edital em caráter contínuo para realização de provas de proficiência em língua inglesa na modalidade remota

Com foco principal nos alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu, o Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas da UTFPR Câmpus Ponta Grossa (CALEM-PG), lançou edital contínuo para a realização de exame de proficiência em língua inglesa em caráter remoto. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de dezembro de 2020, através do site oficial da FUNTEF - na aba “Serviços”. Para o candidato ter sua inscrição efetivada, é necessária a compensação do valor de R$200,00, pago através de boleto bancário.

Os exames serão aplicados de modo individual e com agendamento prévio por e-mail, entre os dias 12 de setembro e 20 de dezembro de 2020. Conforme previsto em edital, nesta modalidade será ofertada apenas a proficiência em língua inglesa, sendo que o exame composto de questões dissertativas e por um ou dois textos em língua inglesa, contendo entre 40 e 60 linhas e terá duração máxima de 2 (duas) horas, sendo permitido o uso de um dicionário monolíngue ou bilíngue. A prova contempla questões objetivas e discursivas.

A modalidade remota para tais exames é uma novidade implantada devido à necessidade de isolamento social, para tanto, é também exigido do candidato para a realização da prova, o acesso à internet, uma conta no Google, um computador, webcam e microfone - durante a realização da prova, o candidato deverá compartilhar sua tela e manter todos os dispositivos ativados.

Os resultados serão divulgados no site do CALEM-PG e a declaração de proficiência enviada ao e-mail do candidato, em até 10 dias úteis após a realização do teste, sendo aprovados aqueles que obtiverem nota igual ou superior a sete.

Para mais detalhes sobre a realização do exame, acesse o edital na íntegra.