Inclusão

Publicado 10/24/2022, 2:49:48 PM, última modificação 10/24/2022, 2:50:05 PM
Núcleo de Acessibilidade e Inclusão promove encontros sobre “Reflexões e Troca de Experiências Sobre Inclusão na UTFPR/PG’’

O NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão) deu início, no dia 14 de outubro, juntamente com o NUAPE (Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil), a um projeto com encontros mensais, abertos a participação de docentes que tiverem interesse ou dúvidas sobre “Reflexões e troca de experiências sobre Inclusão na UTFPR/PG’’. 

O projeto tem por finalidade a conscientização e a busca por melhorias para chegar a um patamar em que determinados paradoxos sejam rompidos e essa realidade seja de extrema naturalidade, minimizando os empecilhos causados por diferentes condições, explica Maria Marilei Soistak Christo, responsável pelo NUAPE.

Já no primeiro encontro foram discutidos temas relevantes que devem ser pautados pelo projeto e definidas as diretrizes para as próximas reuniões do grupo, que deverão ocorrer na primeira semana de cada mês, com data para o próximo encontro definida para dia 01 de novembro, tendo início às 9h30min, com a temática “Cumprimentos em Libras’’, ministrada pelo Professor Luiz André Brito Coelho e a intérprete de libras Larissa Perenha Scremin, que ocorrerá na sala da DIREC. 

Para participar é necessário realizar inscrição no link abaixo:

Para dúvidas ou mais informações entre em contato pelos canais de comunicação do:

Saiba mais:

Pessoas deficientes têm o direito de igualdade em qualquer instituição de ensino conforme Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/2015). Acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Muito mais do que uma obrigação, a acessibilidade nas redes de ensino é interesse de todos. Em vigor desde 2008, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva está presente tanto em ensino da rede pública, quanto privada. Todas as pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva ou visual possuem o direito à igualdade de oportunidades e cabe às instituições o dever de manter assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis de ensino para promover acessibilidade nas instituições.