Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Inscrições Abertas

Inscrições Abertas

Publicado 3/27/2023, 11:23:52 AM, última modificação 3/27/2023, 11:30:26 AM
Os candidatos devem realizar sua inscrição para o Vestibular de Inverno da UTFPR exclusivamente pelo portal da instituição. Os estudantes poderão escolher dois cursos, em primeira e segundo opção, a cidade em que desejam realizar prova e podem solicitar isenção da taxa de inscrição.

Inicia nesta segunda-feira, 27, de março a inscrição para o vestibular de inverno da UTFPR. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo Portal do Candidato até 9 de maio de 2023. A taxa de inscrição será de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) e o pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetivado até o dia 10 de maio de 2023, observado o horário de atendimento bancário.

No ato da inscrição o candidato poderá se inscrever em dois cursos distintos, um em primeira e o outro em segunda opção. Para cada uma das opções o candidato deverá optar por somente um curso e somente um campus da UTFPR. Ao se inscrever o estudante também terá que decidir qual prova de língua estrangeira moderna irá prestar, escolhendo entre inglês e espanhol, e optar por uma cidade para a realização da prova. A UTFPR destaca que haverá  locais de prova nas 13 cidades que cediam a universidade.

Como pelo menos metade das vagas será destinada ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos cotistas, outra escolha do candidato é qual categoria de concorrência irá escolher. De acordo com o Edital existem três categorias Ampla concorrência, Cotas e candidato treineiro. Os candidatos que optarem pela concorrência na condição de Cotista deverão, necessariamente, optar por uma das 6 categorias descritas no Edital.

Isenção da taxa

De acordo com o edital poderá ser concedida isenção total da taxa de inscrição ao candidato que comprovar não poder arcar com tal ônus junto à UTFPR, mediante inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo ou que comprove cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e haver cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada. As solicitações de isenção deverão ser realizadas até o dia 12 de abril, em formulário específico disponível no portal da UTFPR. 

A relação nominal com o deferimento ou não do pedido de isenção será disponibilizada no site oficial da UTFPR a partir do dia 02/05/2023. Candidatos cuja solicitação de isenção tenha sido indeferida terão até o dia 10/05/2023 para efetuar o pagamento da taxa e, assim, consolidar sua inscrição. O benefício da isenção da taxa de inscrição não se estende aos candidatos que concorrem à modalidade "treineiro".