Nota oficial

Publicado 10/21/2021, 9:09:33 AM, última modificação 11/7/2022, 11:26:08 AM
Nota de repúdio à invasão da sala de aula virtual

O Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná vem, por meio desta nota, manifestar seu repúdio à invasão da sala de aula virtual, seguida de ato obsceno, ocorrido em uma das primeiras aulas on-line do período letivo de 2021/2, junto a uma turma de calouros. De igual forma, a instituição se opõe veementemente à prática de repasse e compartilhamento de tais imagens.

A ação, que atenta ao pudor, considerada absolutamente imprópria e inadmissível, constrangeu a todos na sala de aula virtual e está sendo apurada institucionalmente, sendo passível de medidas a serem tomadas pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-PG), frente ao Regulamento Disciplinar do Corpo Discente, de 20 de agosto de 2020, conforme Resolução 39/2020 - COGEP. 

Até o momento, não se tem conhecimento do que motivou o ato. De toda forma, reitera-se que a instituição mantém canais oficiais de comunicação com a comunidade, que incluem a Ouvidoria UTFPR - unidade de controle e participação social, responsável pelo tratamento de reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos (OGU, 2014).

Desde março de 2020 a universidade mantém suas atividades na modalidade remota, com a utilização de plataformas online que oportunizam a criação de salas de aula virtuais, prezando pela segurança de toda a comunidade frente à pandemia de Covid-19. A UTFPR tem como missão “Desenvolver a educação tecnológica de excelência, construir e compartilhar o conhecimento voltado à solução dos reais desafios da sociedade” e se mantém firme no propósito de fortalecer uma educação pública de qualidade, utilizando todas as ferramentas e tecnologias disponíveis atualmente, repudiando quaisquer atos que desvirtuem tal missão ou desrespeitem os valores e propósitos que são caros à instituição.