Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
NUAPE realiza Trilha de Apoio Acadêmico

NUAPE realiza Trilha de Apoio Acadêmico

Publicado 3/26/2024, 3:11:38 PM, última modificação 3/26/2024, 3:15:45 PM
Projeto busca auxiliar estudantes a enfrentar desafios relacionados à vida acadêmica.

A Trilha de Apoio Acadêmico é uma ação desenvolvida pelo Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE-PG), no Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que procura ajudar os estudantes a resistir aos obstáculos da vida acadêmica. O lançamento  do projeto acontece nesta quarta-feira, 27 de abril, mas percorre até novembro deste ano. A primeira palestra terá como temática “Como fazer seu planner”  e será conduzida pelo corpo pedagógico do NUAPE-PG.

As atividades ocorrem nas modalidades online e presenciais, para realizar a inscrição e os acessos às salas online clique aqui. Durante esse projeto, temas como gestão de tempo, ansiedade, procrastinação serão debatidos de maneira que auxilie o desenvolvimento de autorregulação da aprendizagem dos acadêmicos.

Para a Pedagoga, Mariana Kubilius Monteiro, que atua junto ao NUAPE-PG, uma vez que compreende, com base nas pesquisas brasileiras voltadas ao ensino superior, o desafio que é ingressar, permanecer e conquistar o diploma, o setor organiza este projeto anualmente, buscando proporcionar estratégias em que as dificuldades tipicamente enfrentadas pelos estudantes em sua trajetória acadêmica, sejam minimizadas.

Até o ano de 2023, o projeto recebia o nome de Trilha Pedagógica. A Pedagoga do NUAPE-PG explica que a inovação em 2024 está em oportunizar aos estudantes a participação nos diversos projetos coordenados pelo NUAPE-PG e em outras ações institucionais que visam a permanência do estudante no ensino superior. “Buscamos também incentivar a participação dos alunos em palestras e oficinas ofertadas por parceiros”, comenta.

As informações completas, com atividades e regras de participação da Trilha de Apoio Acadêmico 2024 podem ser encontradas na página de inscrições, no link acima.

Reportar erro