Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Núcleos regionais de compras

Núcleos regionais de compras

Publicado 3/24/2021, 9:56:04 AM, última modificação 11/7/2022, 11:25:55 AM
Regulamento apresenta a nova dinâmica de compras e contratações da UTFPR

A UTFPR passa a ter uma nova forma de operacionalização de suas compras e contratações, a partir da publicação do regulamento das atividades dos núcleos regionais de compras (link). Aprovado institucionalmente no mês de fevereiro, a alteração é uma demanda do Ministério da Economia.

Para o atendimento da determinação ministerial,  foram criados cinco Núcleos Regionais de Compras na UTFPR, em atendimento à necessidade de que todas as entidades da administração direta, autárquica e fundacional realizassem um redimensionamentos das suas Unidades de Administração de Serviços Gerais (UASG). 

De acordo com a nova regulamentação, os câmpus ficam distribuídos nos seguintes Núcleos Regionais:

  • Centro: Campo Mourão, Guarapuava e Ponta Grossa
  • Leste: Curitiba e Reitoria
  • Norte: Apucarana, Cornélio Procópio e Londrina
  • Oeste: Medianeira, Santa Helena e Toledo
  • Sudoeste: Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco

Cada um dos núcleos terá um câmpus gerenciador, exceto o núcleo Leste, sendo eles: Ponta Grossa, Cornélio Procópio, Medianeira e Pato Branco. As compras e contratações obedecerão a um cronograma anual (link), divulgado pela Diretoria de Materiais e Patrimônio (DIRMAP).

No próximo dia 26 de março, entre 9h e 12h, haverá uma reunião virtual sobre atribuições dos membros da Equipe de Planejamento de contratação/aquisição, devido o redimensionamento de UASGs no âmbito da UTFPR e formação de Polos de Compras.

Segundo o regulamento, os processos licitatórios, independentemente da modalidade, serão realizados por servidores de qualquer câmpus dos núcleos regionais, a partir do perfil e código do câmpus gerenciador do respectivo núcleo regional. A centralização em núcleos regionais será aplicada para aquisição de bens e serviços, mantendo-se a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contratual na Unidade Gestora de cada câmpus. Também estão preservadas  as autonomias administrativa, patrimonial e financeira dos câmpus da UTFPR.