Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Pesquisa Espacial

Pesquisa Espacial

Publicado 5/12/2023, 1:53:58 PM, última modificação 5/12/2023, 1:59:11 PM
Cientista e youtuber, Sérgio Sacani, uma das atrações do Orion Days, roubou a atenção dos mais de 500 participantes que lotaram sua apresentação.

Um dos momentos mais aguardados da edição do Orion Days a palestra de Sérgio Sacani, cientista e youtuber, responsável pelo canal @spacetoday, reuniu mais de 500 pessoas. Ele subiu ao palco principal do Centro de Convivência do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR),na noite de abertura do evento, na quinta-feira (11), para falar sobre a “Busca Insana por Vida no Universo”.

A palestra foi uma verdadeira imersão nos mistérios que envolvem o tema. Sacani proporcionou um divertido bate-papo sobre as recentes determinações do governo americano, os relatórios de UAP e as "aparições" de balões confundidos com OVNIs, fazendo um passeio pela história que perpassa a busca por vida inteligente na vastidão do universo.

O cientista destacou que os primeiros estudos são bastante antigos e, percorrendo esse caminho desde o início, chegou às pesquisas dos dias atuais, com informações extremante recentes. “Busco mostrar que esse lance de procurar vida inteligente no universo (...) vem desde muito tempo, antes de Cristo, coisa que o pessoal nem sabia. Tentar explicar a diferença de vida microbiana e vida inteligente (...), trazer uma atualização de projetos novos e um pouquinho da história, porque os projetos novos (...) são baseados em coisas que já aconteceram antigamente”, resume Sacani.  

Essa é a primeira vez que o Londrinense que ganhou as redes sociais com seus conhecimentos e curiosidades sobre astronomia conversou com o público de Ponta Grossa. Sacani fez questão de agradecer o convite para participação do Orion Days. Ele falou da alegria de conversar presencialmente com as pessoas que o acompanham em seu canal. “Legal estar falando com o público, porque a gente fala e não vê ninguém e é bom falar e ver o pessoal”, comentou.  

Sacani é um conhecido divulgador científico. Ele é formado em geofísica pela USP, mestre em Engenharia do Petróleo pela UNICAMP e doutor em Geociências pela UNICAMP. O canal Space Today comandado pelo cientista é o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Ao todo o Orion Days realiza 10 palestras com temas variados, sempre votados para a discussão central que é a pesquisa aeroespacial. O próximo nome bastante aguardo é o Prof. Felipe Braga Ribas. Ela realiza sua palestra no dia 13 de maio, às 15h30, pra falar sobre “Pequenos corpos do sistema solar e seus anéis”. Para saber mais sobre e conferir toda a programação do evento clique aqui e garanta sua inscrição. A programação segue até sábado.