Página Inicial
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Programação Científica

Programação Científica

Publicado 1/26/2023, 4:56:12 PM, última modificação 1/26/2023, 4:58:50 PM
Curso voltado para os estudantes de Engenharia e Ciências está com as inscrições abertas até dia 10 de fevereiro.

Imagem ilustrativa - acervo ASCOM-PG

O Curso de programação para Engenheiros e Cientistas acontece entre os dias 13 e 17 de fevereiro. O curso tem como público alvo estudantes de Engenharia e Ciências que tenham interesse em programação científica e que desejam se aprofundar nesse tema. A linguagem de programação utilizada será o Python, uma linguagem moderna, multiplataforma e que possui diversos recursos específicos para programação científica. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até dia 10 de fevereiro, para se inscrever clique aqui.

O organizador e instrutor do curso, Prof. Luis Gustavo Vieira Gonçalves, conta que o objetivo é apresentar métodos, técnicas e estratégias para a implementação de soluções numéricas utilizando programação de computadores. O professor explica que o curso começa apresentando uma visão geral sobre programação, seguida de uma revisão sobre lógica de programação. “A linguagem de programação Python será utilizada para trabalhar os principais elementos da programação estruturada e as atividades práticas versarão sobre a habilidade de implementar uma solução numérica de um problema real.” explica Gonçalves. 

O curso será realizado nas dependências da UTFPR, Campus Ponta Grossa, no Auditório L009, localizado no Bloco L. Os encontros serão das 8h ao 12h. O conteúdo programático prevê diversos temas, como objetivos da programação de computadores, características da programação estruturada, algoritmo, fluxograma e pseudocódigo, os elementos da programação estruturada na linguagem Python, elaboração de gráficos usando Python, entre outros. 

A carga horária total do curso será de 20h e os participantes receberão certificado emitido pela UTFPR.