Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Projeto de extensão proporciona visita aos estudantes do Ensino Médio

Projeto de extensão proporciona visita aos estudantes do Ensino Médio

Publicado 6/28/2024, 1:43:32 PM, última modificação 6/28/2024, 1:43:39 PM
Estudantes produzem creme hidratante e repelente nos laboratórios do Campus de Ponta Grossa.

Na tarde de quarta-feira (26), o Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) recebeu 15 estudantes do ensino médio pelo projeto de extensão “Oportunize-se: venha ser UTFPR”, da disciplina Sistemas de Tratamento de Resíduos. Durante a visita, eles conheceram projetos como Orion Aerospace Design, UTfast, Quanttum Empresa Júnior, produziram creme hidrante e repelente nos laboratórios de Engenharia Química. 

O projeto interage com escolas públicas do município e outros projetos sociais, como o Instituto Avante, projeto desenvolvido pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), que participou da visita. Essa ação foi acompanhada pela professora da disciplina  e coordenadora do projeto, Juliana Martins Teixeira de Abreu Pietrobelli e extensionistas do curso de Engenharia Química da UTFPR-PG. 

A professora explica que é uma oportunidade para que os estudantes do ensino médio, possam adquirir conhecimentos além da teoria. “O propósito é nossa comunidade acadêmica compartilhar aprendizados e inspirar”, relata. 

Pietrobelli afirma que o diferencial do projeto de extensão é o protagonismo dos alunos. Assim, desde as visitas às escolas para entender a demanda até o desenvolvimento das atividades, tudo é preparado pelos acadêmicos da UTFPR-PG. “Os nossos alunos representam a universidade e seus cursos, de uma forma linda. Só recebemos elogios” comenta. 

Gustavo Freitas Soares, discente de Engenharia Química, ministrou uma das atividades realizadas e contou que esse contato entre a instituição e estudantes do ensino médio promove a valorização do ensino na região. “Os alunos agora, estão num momento propício para pensar no futuro. Nosso papel é apresentar as possibilidades a serem exploradas dentro do Campus” finaliza. 

Reportar erro