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Projeto Ler recupera mais de R$ 100 mil em equipamentos laboratoriais

Projeto Ler recupera mais de R$ 100 mil em equipamentos laboratoriais

Publicado 5/21/2025, 3:34:19 PM, última modificação 5/21/2025, 3:34:28 PM
Iniciativa de extensão reutiliza sucata eletrônica e aplica conhecimentos técnicos para restaurar aparelhos laboratoriais em 2024 com baixo custo.

Um grupo de estudantes e professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Ponta Grossa , recuperou entre R$ 105 mil e R$ 130 mil em equipamentos laboratoriais ao longo de 2024, por meio do Projeto de Extensão LER. A iniciativa, que alia sustentabilidade, conhecimento técnico e economia, foi desenvolvida nos laboratórios do próprio projeto e dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, e Licenciatura em Ciências Biológicas.

Com um investimento inferior a R$ 600, a equipe do projeto conseguiu consertar dezenas de equipamentos e eletrodomésticos que estavam fora de uso devido a falhas elétricas ou mecânicas. A maior parte dos aparelhos seria descartada ou encaminhada para manutenção externa, mas foi restaurada no próprio campus com o uso de componentes reaproveitados a partir de lixo eletrônico.

Coordenado pelo Professore, Jeferson José Gomes, o Projeto LER tem como foco a educação prática em elétrica e automação, promovendo o aprendizado por meio da experimentação direta. Em 2024, três estudantes se destacaram pela dedicação, contribuindo com tempo, conhecimento e iniciativa para dar vida nova aos aparelhos inutilizados.

“Mesmo com o crescimento das atividades, continuamos avançando”, destaca a equipe do projeto, que já planeja expandir suas ações para além dos muros da universidade. Entre as próximas etapas, estão a abertura de novos processos seletivos e treinamentos para ampliar a equipe, além de estudos para levar a iniciativa a escolas públicas de Ponta Grossa .

Além de gerar uma expressiva economia para a UTFPR, a iniciativa fortaleceu a infraestrutura de ensino e pesquisa dos laboratórios, estimulando reflexões sobre consumo consciente, gestão de resíduos e o potencial do reaproveitamento tecnológico no ambiente acadêmico.

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