Projetos de Extensão conquistam reconhecimento.
O Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), conquistou destaque ao ter dois de seus projetos contemplados no Prêmio CREA-PR Extensão Universitária.
As iniciativas premiadas, "Lixo Eletrônico e os 3 Rs da Sustentabilidade" na área de eletrônica e "Oportunize-se, Venha ser UTFPR" na área de química, evidenciam o compromisso da instituição com a educação e o desenvolvimento sustentável.
"Lixo Eletrônico e os 3 Rs da Sustentabilidade" em busca de soluções inovadoras
O projeto "Lixo Eletrônico e os 3 Rs da Sustentabilidade - LER³" foi lançado em agosto de 2023 como uma evolução de dois projetos anteriores: "Lixo Eletrônico: Reduzir, Reutilizar, Reciclar," iniciado em 2022, e "Gerenciamento do Lixo Eletrônico: Reduzir, Reutilizar e Reciclar," lançado em 2019. A criação do LER³ teve como objetivo expandir o escopo de trabalho e atrair a participação de estudantes de diversos cursos, reconhecendo que as soluções para o lixo eletrônico não são apenas técnicas ou elétricas. A integração de pessoas de diferentes áreas tornou-se essencial para abordar os desafios de forma holística.
O objetivo principal é estudar e desenvolver soluções inovadoras para a gestão do lixo eletrônico. As ações de maior destaque são a luta contra a obsolescência programada, o prolongamento da vida útil de eletrodomésticos e equipamentos universitários, o incentivo à criação de novos produtos a partir de resíduos eletrônicos e a promoção da conscientização por meio de palestras, oficinas e campanhas nas redes sociais sobre os impactos ambientais do lixo eletrônico.
O projeto funciona anexo ao Departamento Acadêmico de Elétrica (DAELE-PG), no primeiro andar do Bloco V. Segundo o coordenador do Projeto, Jeferson Gomes, nesse espaço surgem as ideias e são iniciados os trabalhos, que contam com um vasto acervo de lixo eletrônico disponível para estudo e reaproveitamento. No laboratório, a equipe busca constantemente formas criativas e eficazes de reutilizar esses materiais. Atualmente, seis alunos da universidade estão envolvidos ativamente no projeto. Eles desempenham diversas funções no laboratório, incluindo a organização das atividades, a elaboração de palestras e oficinas e o desenvolvimento de novas ideias para reaproveitamento de lixo eletrônico.
Dos seis estudantes que integram o projeto, três fazem parte da equipe de manutenção preventiva e conserto de equipamentos e eletrodomésticos do campus. Esta equipe foca principalmente no suporte aos laboratórios das áreas de Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Ciências Biológicas, garantindo que os equipamentos utilizados nesses setores estejam em bom estado de funcionamento, evitando altos custos com manutenção ou que o equipamento seja descartado.
Para Gomes receber o Prêmio CREA-PR de Extensão Universitária, na modalidade elétrica, é uma honra imensa e uma validação do trabalho. Ele afirma que o prêmio celebra a dedicação e esforço da equipe e destaca a importância da extensão universitária como um processo interdisciplinar que promove a interação transformadora entre as Instituições de Ensino Superior e a sociedade.
O Coordenador do Projeto salienta que a extensão universitária é um componente essencial da educação superior, ao articular conhecimento técnico-científico com práticas que impactam diretamente a comunidade. “O CREA-PR, ao premiar projetos como o nosso, reforça o papel das universidades na aplicação prática do conhecimento, na solução de problemas sociais e na promoção de mudanças positivas. Além disso, o prêmio confere uma visibilidade ao projeto, ampliando seu alcance e impacto. Em um momento em que as nossas redes sociais ainda estão em crescimento, essa visibilidade adicional é fundamental para aumentar a conscientização sobre a importância da gestão sustentável do lixo eletrônico e engajar mais pessoas e instituições nessa causa”, conclui Gomes.
Oportunize-se, Venha ser UTFPR: Um Projeto de Impacto Social e Sustentável
Coordenado pela professora Juliana de Abreu Pietrobelli, o projeto "Oportunize-se, Venha ser UTFPR" teve suas atividades iniciadas em 2018, com o objetivo de proporcionar aos estudantes da disciplina de Sistemas de Tratamento e Aproveitamento de Resíduos (STAR) o desenvolvimento de soft-skills, além de promover a difusão da importância do desenvolvimento sustentável alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O projeto não só estimula os alunos da UTFPR-PG a se engajarem com a sustentabilidade, mas também conecta esses futuros engenheiros com alunos do ensino médio, incentivando-os a conhecer mais sobre a universidade e a considerar a instituição como uma opção de futuro acadêmico.
O projeto tornou-se oficialmente parte do currículo extensionista com a atualização da matriz curricular em 2023. Hoje, todos os alunos matriculados na disciplina STAR participam do projeto, que inclui atividades teóricas e práticas em escolas estaduais, visitas técnicas na UTFPR-PG, e parcerias com indústrias e cooperativas locais. Hoje a maior parte dos estudantes ainda é do curso de engenharia química, mas também participam alunos dos cursos de engenharia mecânica e de produção.
Para a coordenadora do projeto o impacto do "Oportunize-se, Venha ser UTFPR" vai além da sala de aula. “O prêmio consagra a dedicação e protagonismo de todos os alunos que passaram pelo projeto. Enfatizando a importância da extensão universitária e do papel da universidade na transformação da sociedade”, afirma.
Prêmio CREA-PR Extensão Universitária
O Prêmio CREA-PR Extensão Universitária é uma iniciativa que visa reconhecer e valorizar projetos que promovem o impacto positivo da universidade na comunidade. A premiação dos projetos da UTFPR-PG é um testemunho da qualidade do ensino e do comprometimento dos alunos e professores com o desenvolvimento social, econômico e ambiental.