Rede PROFIAP celebra uma década com premiações.
De 13 a 16 de novembro de 2024, o II Congresso Internacional e III Congresso Nacional em Administração Pública (CIAP/CONAP), promovidos pela Rede Nacional PROFIAP, marcaram os 10 anos do programa com uma agenda rica em palestras, premiações e homenagens. O evento, realizado em formato presencial e virtual, destacou a contribuição de pesquisadores e docentes na área de Administração Pública, com especial reconhecimento aos produtos técnico-tecnológicos (PTTs) e artigos científicos que contribuíram para o avanço da gestão pública no Brasil.
A UTFPR se destacou entre os premiados, conquistando dois lugares no top 10 dos PTTs mais relevantes da última década. O quarto lugar ficou com o trabalho intitulado "Uma proposta de medição de felicidade no trabalho em universidades públicas federais brasileiras", desenvolvido por Jessica Caroline Santos Butke, egressa da turma 2021 do PROFIAP UTFPR, sob a orientação de Abdinardo Moreira Barreto de Oliveira e coorientação de Paula Regina Zarelli. Jessica, servidora do campus Toledo, recebeu o prêmio durante o evento, acompanhada por representantes institucionais da UTFPR.
Já o sétimo lugar foi conquistado por Vinicius Batista Rodrigues Pereira, com o trabalho "Desempenho & segurança pública: desafios a lidar e um guia para diagnosticar", orientado por Louisi Moura e coorientado por Ronan Assumpção Silva. Atualmente policial rodoviário federal no Espírito Santo, Vinicius representou a diversidade de áreas contempladas pelo programa.
Além disso, dois artigos científicos de autoria de docentes e discentes do PROFIAP UTFPR foram premiados. O segundo lugar no tema "Governança, Riscos e Integridade das Organizações e Contratações do Setor Público" foi conquistado pelo trabalho de Vitor Muniz dos Santos, orientado pelas professoras Louisi Moura e Paula Zarelli. Já o terceiro lugar na temática "Governança e transparência na administração pública" destacou o artigo elaborado por Nilmar Pierin, com coautoria da professora Louisi Moura.
Outro momento marcante foi a homenagem ao professor Abel Azeredo, Diretor-Geral do Campus Ponta Grossa e ex-coordenador institucional do PROFIAP, reconhecido por sua contribuição significativa ao longo dos dez anos da Rede.
O PROFIAP UTFPR, que integra a Rede desde 2016, já formou mais de 100 mestres em Administração Pública e continua ampliando sua atuação, com vagas abertas para a turma de 2025. Mais informações estão disponíveis no site oficial da Rede PROFIAP.