Rota 2030

Publicado 6/25/2020, 11:10:01 AM, última modificação 11/7/2022, 11:25:48 AM
UTFPR participa de dois projetos pré-aprovados para receber incentivos do Programa Rota 2030

Imagem: Divulgação

Mais de R$200 milhões por ano serão distribuídos pelo Programa do Governo Federal, Rota 2030, para o desenvolvimento de inovações tecnológicas e o aumento da produtividade na cadeia automotiva. Dividido em linhas, com demandas específicas, o Programa divulgou na última semana o resultado parcial de um destes segmentos, pré-selecionando dois projetos que a Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa faz parte.

Divulgado no último dia 18 de junho, o resultado publicado foi da Linha V - Biocombustíveis, segurança veicular e propulsão alternativa à combustão. Essa linha objetiva oferecer ao mercado opções de eletrificação do powertrain veicular com alta eficiência energética; biocombustíveis para a redução da emissão dos gases de efeito estufa e melhoria da segurança veicular. Ao todo, as chamadas desta linha poderão aportar até R$30 milhões em projetos de Institutos de Ciência e Tecnologia.

Os projetos da UTFPR pré-selecionados são:

• Eixo de Condução Segura e Eficiente de Veículos (CONSEV): Projeto e Desenvolvimento Integrado de Funções de Segurança Assistida ao Condutor e Ambiente para Veículos Autônomos (SegurAuto); o estudo é realizado em parceria com USP, UNB e UFPE e conta com docentes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UTFPR Câmpus Ponta Grossa;

• Eixo de Propulsão Alternativa à Combustão: Pack de Baterias de Íons Lítio com BMS; sob a coordenação do PPGEE, com a professora Fernanda Cristina Correa, o projeto conta ainda com apoio de docentes de mais dois Programas de Pós-Graduação institucionais (Engenharia Mecânica, e Física e Astronomia), além de estar associado ao Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica.

O resultado final da seleção de projetos será divulgado no dia 03 de julho de 2020, tendo como previsão para início da realização dos projetos a data de 24 de agosto de 2020.