Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
UTFast tem novo apoiador

UTFast tem novo apoiador

Publicado 5/6/2021, 10:23:23 AM, última modificação 11/7/2022, 11:25:57 AM
Associação Latino Americana de Materiais compósitos apoia equipe da UTFPR

A UTFast F-SAE Racing, equipe formada por alunos de engenharia da UTFPR Câmpus Ponta Grossa, que disputa a Fórmula SAE Brasil com um carro do tipo fórmula a combustão, a partir deste mês de maio de 2021 passa a contar contar com o apoio de um novo parceiro, a ALMACO - Associação Latino Americana de Materiais Compósitos.

No próximo dia 27 de maio, a ALMACO, representada pelo professor Waldomiro Moreira, apresentará um curso online de oito horas aos integrantes da UTFast F-SAE Racing. Como foco principal da exposição estará a introdução aos compósitos poliméricos e as principais características dos processos de laminação manual, infusão e saco de vácuo.

Patrocinadora da ação, a Owens Corning Composites realizará uma palestra ao final do curso sobre a aplicação de fibras de vidro no setor automotivo. O trabalho será conduzido por Valter Luna, consultor para o mercado de compósitos da empresa.

Conheça a ALMACO

Fundada em 1981, a ALMACO tem como missão representar, promover e fortalecer o desenvolvimento sustentável do mercado de compósitos. Com administração central no Brasil e sedes regionais no Chile, Argentina e Colômbia, a ALMACO tem cerca de 400 associados (empresas, entidades e estudantes) e mantém, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Centro de Tecnologia em Compósitos (CETECOM), o maior do gênero na América Latina.

Resultantes da combinação entre polímeros e reforços – por exemplo, fibras de vidro –, os compósitos são conhecidos pelos elevados índices de resistência mecânica e química, associados à liberdade de design. Há mais de 50 mil aplicações catalogadas em todo o mundo, de caixas d'água, tubos e pás eólicas a peças de barcos, ônibus, trens e aviões.

Fonte: Adaptado de SLEA Comunicação e UTFast F-SAE Racing

Reportar erro