Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Vestibular de Verão

Vestibular de Verão

Publicado 9/14/2023, 11:34:32 AM, última modificação 9/14/2023, 11:37:22 AM
Estão abertas as inscrições para o vestibular da UTFPR e o pedido de isenção deve ser feito até 22 de setembro.

Pedido de isenção deve ser feito em formulário próprio disponível no Portal do Candidato.

As inscrições para o Vestibular de Verão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) estão abertas. Os candidatos têm até o dia (9) de outubro para realizar sua inscrição no Portal do Candidato. O valor da taxa é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) e o pagamento pode ser efetuado até (10) de outubro, podendo o candidato optar por boleto ou PIX. Para quem deseja pedir a isenção na taxa de inscrição do vestibular, é preciso ficar atento, pois o prazo final é dia (22) de setembro.

De acordo com o Edital, para fazer o pedido de isenção, no momento da inscrição, basta que o candidato apresente a folha resumo da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), para comprovar renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário-mínimo. O documento deve estar assinado pelo órgão expedidor e deve ser enviado completo, frente e verso, ou todas as páginas caso tenha mais de uma página.

O Vestibular de Verão da UTFPR reserva 50% das vagas para candidatos cotistas, sendo parte dessas vagas destinadas aos candidatos com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário-mínimo. Mas o Edital alerta que a isenção da taxa de inscrição concedida por meio do CadÚnico não será utilizada para a comprovação de renda dos candidatos cotistas, que devem apresentar toda a documentação exigida em edital também no momento da matrícula (item 3.16.3, EDITAL 38/2023 – PROGRAD).

Não terão direito à isenção candidatos que possuam apenas protocolo de inscrição no CadÚnico (item 3.16.1.5, EDITAL 38/2023 - PROGRAD).  Os pedidos de isenção devem ser feitos em formulário específico disponível no Portal do Candidato. A relação nominal com o deferimento ou não do pedido de isenção será disponibilizada no site oficial da UTFPR a partir do dia (2) de outubro de 2023 e os candidatos que tiverem os pedidos indeferidos terão dois dias para protocolar seus recursos.