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Visita a Brasília possibilitou debates sobre a gestão da universidade

Visita a Brasília possibilitou debates sobre a gestão da universidade

Publicado 12/17/2024, 12:02:49 PM, última modificação 12/17/2024, 12:06:01 PM
Representantes da UTFPR participaram da posse do novo Reitor e tiveram audiências com Deputados para tratar de temas importantes como a reposição da força de trabalho nos campi.

Na última semana, o Diretor do Campus Ponta Grossa, Abel Dionizio Azeredo, junto com a comitiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), esteve em Brasília para participar da posse do Professor Everton Ricardi Lozano da Silva como Reitor da instituição. A cerimônia ocorreu no Auditório do Conselho Nacional de Educação, com a presença do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana. No entanto, a visita à capital federal teve muito mais a oferecer do que apenas compromissos protocolares.

Aproveitando a presença em Brasília, o Diretor do Campus Ponta Grossa agendou audiências com os Deputados Federais Aliel Machado Bark e Gleisi Helena Hoffmann. Com o Deputado Aliel, a principal pauta foi a reposição da força de trabalho no campus, com a necessidade urgente de novas vagas tanto para os servidores técnico-administrativos quanto para a reposição de aposentadorias de professores da carreira EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico). Com a Deputada Gleisi Hoffmann, a conversa se concentrou nas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a o Campus Ponta Grossa. Em particular, foi discutida a construção do bloco J3, destinado ao curso de Engenharia Química. A comitiva conseguiu um compromisso de Gleisi para requisitar a recomposição dos valores originais aprovados para essas obras, que somam 6 milhões de reais.

Aprovado Projeto de Lei 5.102/2023

Outro ponto importante da viagem foi o acompanhamento do Projeto de Lei nº 5.102/2023, que transforma os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro (CEFETs) em Universidades Tecnológicas Federais (UTFMG e UTFRJ). O Abel Azeredo destacou que, embora a medida seja positiva, ela acarreta desafios semelhantes aos enfrentados pela UTFPR, como a falta de reposição das aposentadorias de professores.

A comitiva argumentou que seria estratégico resolver a questão da reposição docente de forma conjunta, envolvendo também as novas Universidades Tecnológicas. A ideia proposta foi a inclusão de um "jabuti" – um dispositivo que trata de um tema adicional em um projeto de lei já em tramitação. O Deputado Aliel concordou com a proposta e, durante uma audiência de mais de duas horas, trouxe sua assessoria jurídica para discutir os melhores mecanismos de implementação dessa sugestão.

Além disso, a comitiva teve a sorte de viajar ao lado do Senador Flávio Arns, que demonstrou simpatia pela ideia, chegando a chamá-la de “jabuti do bem”. O Senador se mostrou disposto a dar continuidade às conversas e se comprometeu a ajudar na articulação do tema nas discussões no Congresso Nacional.

Desafios e Expectativas

O Professor Abel ressaltou que a viagem a Brasília foi uma oportunidade única para discutir questões fundamentais para a Universidade, especialmente no que tange à gestão de recursos e à manutenção da qualidade do ensino. Ele destacou que os desafios enfrentados pela universidade são de grande magnitude, mas que as ações empreendidas têm o potencial de gerar soluções estruturais para a instituição e para outras universidades e centros federais do Brasil.

“A viagem à Brasília foi muito mais do que um compromisso protocolar. Foi uma chance de avançar em questões cruciais para o futuro da nossa universidade e de toda a educação tecnológica federal. Acreditamos que as discussões e os compromissos adquiridos poderão trazer resultados significativos para a UTFPR e outras instituições do sistema federal de ensino”, afirmou Azeredo.

A expectativa agora é que os esforços em Brasília resultem em avanços concretos, tanto na reposição de pessoal quanto na liberação de recursos para as obras em andamento, garantindo que a UTFPR siga cumprindo seu papel fundamental na formação de profissionais altamente qualificados para o país.

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