Visita ao zoológico de Curitiba
Legenda: foto arqivo ASCOM-PG alunos participam de aulas de computação ofertadas pelo Projeto Letramento Digital.
O Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), por meio do Projeto de Letramento Digital coordenado pela professora Simone Nasser Matos, busca proporcionar uma experiência educativa enriquecedora para alunos de instituições parceiras, através de visitas ao Zoológico Municipal de Curitiba, que devem ocorrer ainda este ano. O projeto, desenvolvido em colaboração com as professoras Eliana C. M. Ishikawa, Helyane B. Borges e Simone B. K. Aires, conta com a participação ativa de alunos do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF-PG) e do Mestrado em Ciência da Computação (PPGCC-PG).
O Projeto de Letramento Digital é uma iniciativa do Campus Ponta Grossa que oferece aulas de computação e oportuniza diversas atividades a alunos atendidos. Neste ano, o foco do projeto é a biodiversidade, tema alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As instituições partipantes são a Escola de Educacional Especial (EJA) Dra. Zilda Arns – Assarte e a Associação de Promoção à Menina (APAM), que recebem aulas sobre biodiversidade e noções de informática. Esses conteúdos são essenciais para ampliar o conhecimento dos alunos sobre a importância da preservação ambiental e da tecnologia no mundo moderno.
Como parte das atividades práticas, os alunos das duas instituições terão a oportunidade de visitar o Zoológico Municipal de Curitiba. A visita tem como objetivo aprofundar os estudos sobre o Reino Animal e reforçar a conscientização sobre a preservação das espécies.
A primeira visita será realizada no dia 20 de agosto de 2024, com a participação de 89 alunos da Assarte. No dia 17 de setembro de 2024, será a vez dos 114 alunos da APAM desfrutarem dessa experiência única. A iniciativa destaca-se por unir educação, tecnologia e conscientização ambiental, contribuindo significativamente para a formação cidadã dos estudantes.
Para que a visita fosse possível, os responsáveis pelo projeto destacam o empenho do professor Nelson Canabarro (UTFPR), da Diretoria de Captação de Recursos e Guilherme Dias, ambos da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), que captaram ajuda junto as empresas de transportes da cidade e região, que se uniram em um gesto de solidariedade para que a visita ocorresse, sendo elas JOKA TUR TRANSPORTES E TURISMO (representado por Mônica Quadros), VIAÇÃO IAPÓ (representados por Marcelo Fadel e Wellington F. Lopes) e EXPRESSO PRINCESA DOS CAMPOS (representado por Alexandre P. Souza).