Home
/
Notícias
/
Ponta Grossa
/
Visita ASSARTE

Visita ASSARTE

Publicado 8/16/2023, 3:07:40 PM, última modificação 8/28/2023, 2:31:06 PM
Organizadores esperam receber 100 alunos no campus e o objetivo é fazer a integração desse público com o ambiente universitário.

Em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla o Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), recebe no dia (28) de agosto a vista dos alunos da Associação Artesanal do Excepcional de Ponta Grossa (ASSARTE). Segundo os organizadores da Ação são esperados 100 alunos e o objetivo da visita é fazer a integração desse público com o ambiente universitário.

A Professora da UTFPR-PG, Simone Nasser Matos, uma das organizadoras da ação, diz que alguns desses alunos atendidos pela ASSARTE não tem a oportunidade de saber como funciona a estrutura de uma universidade e que essa iniciativa busca aproximar este público de uma realidade que para muitos é desconhecida. Os visitantes serão recebidos no Auditório Central, localizado no Bloco C, com um conserto musical organizado Pela Comissão de Cultural do campus. Depois farão uma pausa para um lanche e vão participar de um tour para conhecer os blocos da UTFPR.

O Laboratório de Engenharia de Software e Inteligência Artificial (LESIC) já desenvolve projetos com a ASSARTE, através da criação de jogos e aplicativos. Os estudantes do campus participam dessa iniciativa realizando os testes para que estes softwares atendam de forma mais satisfatória este público.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada entre os dias 21 a 28 de Agosto. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Ação conta com o apoio da Viação Iapó que fará o transporte dos alunos da ASSARTE para a realização da visita ao campus.