Notícias
/
Santa Helena
/
Dia Internacional das Mulheres 2023

Dia Internacional das Mulheres 2023

Publicado 3/7/2023, 9:12:11 AM, última modificação 3/7/2023, 9:16:40 AM
“Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”

Há mais de 100 anos, o dia 8 de março foi definido mundialmente como uma data importante para as mulheres. O Dia Internacional das Mulheres teve origem em um movimento de trabalhadoras e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A ideia de se instituir um Dia da Mulher surge em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres. A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista e defensora dos direitos das mulheres.

A proposta de Clara de criar um Dia Internacional das Mulheres não tinha uma data fixa. A data só foi formalizada após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram "pão e paz" — e quatro dias após a greve o czar foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.

O tema do Dia Internacional das Mulheres em 8 de março de 2023 é “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”, definido pela ONU Mulheres.

Segundo a ONU, a "celebração das Nações Unidas do Dia Internacional das Mulheres reconhece e celebra as mulheres e meninas que defendem o avanço da tecnologia transformadora e da educação digital". Neste ano, as ações em torno do tema irão explorar o impacto das diferenças de gênero do ponto de vista digital na ampliação das desigualdades econômicas e sociais, além de destacar a importância de proteger os direitos de mulheres e meninas em espaços digitais e abordar a violência baseada em gênero on-line facilitada por tecnologias da informação e da comunicação.

A Assessoria de Comunicação da UTFPR Campus Santa Helena compreende o papel importante que uma Universidade Tecnológica tem em combater a masculinização das áreas de tecnologia, tornando esse ambiente mais diverso e rico em ideias e perspectivas.