Santa Helena
Divulgados os editais de seleção do PIBID

Publicado 4/18/2023, 10:37:38 AM, última modificação 4/18/2023, 10:41:26 AM
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência vai ofertar vagas para discentes do curso de Ciências Biológicas e para Supervisores nos colégios participantes.

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional - UTFPR Campus Santa Helena publicou os editais de seleção de estudantes e professores supervisores para atuarem no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID).

Estudantes

Para concorrer à bolsa, é necessário que o candidato esteja regularmente matriculado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Santa Helena, cursando disciplinas. Além disso, constar no Histórico Escolar disponível no Sistema Acadêmico carga horária total cursada e aprovada pelo aluno no máximo 60% da carga horária total geral do curso.

O valor da Bolsa PIBID de Iniciação à Docência será de R$ 700,00 (setecentos reais), que serão depositados pela CAPES em conta corrente do estudante.

Entre as atribuições do estudante selecionado para o PIBID estão:

• Participar das atividades previstas no plano de trabalho proposto pelo professor coordenador do subprojeto da componente curricular Biologia, do Campus Santa Helena.
  • Registrar e sistematizar as ações desenvolvidas durante sua participação no PIBID, apresentando relatórios das atividades, quando solicitado pelo professor coordenador do subprojeto da componente curricular Biologia, do Campus Santa Helena.
  • Manter o professor coordenador do subprojeto da componente curricular Biologia, do Campus Santa Helena, informado sobre situações e/ou condições que comprometam o andamento das atividades nas escolas da rede pública, onde serão realizadas as atividades do subprojeto.

As inscrições devem ser realizadas através do e-mail cobio-sh@utfpr.edu.br, aos cuidados de Rosangela Araujo Xavier Fujii no prazo de 19 a 28/04/23. Confira maiores informações e os documentos para inscrição no edital, clicando aqui.

Professores Supervisores

Para concorrer à bolsa, é necessário que os professores atendam aos requisitos abaixo:

• Ser licenciado.
  • Ser professor da Rede Básica de Ensino do Estado do Paraná e pertencer ao quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Estado do Paraná - SEED.
  • Estar atuando em sala de aula na área da componente curricular Biologia em pelo menos uma das escolas participantes.
  • Possuir experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério na educação básica.

Caso o candidato seja do quadro PSS, o mesmo deve ter aulas definitivas na escola participante. O valor da bolsa de Professor Supervisor do PIBID será de R$ 1100,00, que serão depositados em conta corrente do Professor Supervisor do PIBID.

Os colégios participantes são:

• Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos Santa Helena
  • Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco
  • Colégio Estadual do Campo Santos Dumont
  • Colégio Estadual do Campo São Roque
  • Colégio Estadual do Campo Professora Veronica Zimermann

As inscrições devem ser realizadas através do email cobio-sh@utfpr.edu.br aos cuidados de Rosangela Araujo Xavier Fujii no prazo de 28/04 a 05/05/23. Confira maiores informações e os documentos para inscrição no edital, clicando aqui.