Estudantes do Campus Santa Helena criam atlética
Desde fevereiro deste ano, os estudantes da UTFPR Campus Santa Helena passaram a contar com a Associação Atlética Acadêmica Santa Helena (AAASH), também chamada de Incendiária. Criada pelos próprios acadêmicos, a associação tem como objetivo promover atividades esportivas, culturais e sociais entre os alunos da universidade.
Segundo Yuri Santos, acadêmico do curso de Ciência da Computação e membro da organização estudantil, "no Campus Santa Helena da UTFPR, a existência de uma atlética é extremamente importante para diversos aspectos da vida acadêmica e social dos estudantes. Por meio da organização, os alunos têm a oportunidade de se engajar em atividades que contribuem para sua formação integral e para sua inserção no mercado de trabalho".
Uma atlética tem o poder de promover o protagonismo estudantil. Ao participar da organização, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança, trabalho em equipe e organização de eventos. Isso é extremamente importante para a formação acadêmica e profissional dos estudantes, já que essas habilidades são valorizadas pelo mercado de trabalho.
Além disso, uma atlética é um espaço de diversão e integração entre os alunos. Por meio das atividades esportivas e sociais promovidas pela organização, os estudantes têm a oportunidade de conhecer novas pessoas, fazer amizades e criar uma rede de contatos que pode ser útil no futuro.
Outro aspecto importante da existência de uma atlética no campus é a contribuição para a redução da evasão escolar. Ao promover atividades extracurriculares interessantes e divertidas, a atlética estimula os alunos a permanecerem na universidade e a se engajarem mais com a vida acadêmica.
Por fim, a atlética é fundamental para a promoção da prática esportiva entre os estudantes. A prática regular de atividades físicas não apenas traz benefícios para a saúde dos alunos, como também pode melhorar o desempenho acadêmico e reduzir o estresse, completa Yuri.
Como é tradicional nas atléticas universitárias, a AAASH possui um mascote. No caso da atlética santa-helenense a escolha foi por uma fênix. O animal mitológico, conhecido por entrar em auto-combustão e ressurgir das próprias cinzas é, segundo os estudantes, uma homenagem à cidade de Santa Helena, definida por eles como uma "cidade quente e resiliente".
Os estudantes podem acompanhar a Incendiária através de seu perfil no Instagram.