Notícias
/
Santa Helena
/
Estude na UTFPR

Estude na UTFPR

Publicado 4/25/2023, 4:17:38 PM, última modificação 5/8/2023, 8:52:13 AM
Confira as possibilidades para ingressar na UTFPR.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é uma instituição de ensino superior pública e gratuita, que oferece cursos de graduação em diversas áreas. Se você está interessado em ingressar na UTFPR, existem três maneiras de conseguir uma vaga.

A primeira opção é por meio do vestibular. Nesse caso, é necessário se inscrever no processo seletivo da universidade e fazer a prova. O candidato também pode escolher até duas opções de curso e pode fazer a prova em qualquer campus da UTFPR. O edital de cada seleção do vestibular é divulgado com antecedência para que os candidatos possam se preparar.

Outra forma de ingressar na UTFPR é por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para isso, é preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscrever no site do Sisu, que é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). O candidato pode escolher até duas opções de curso na UTFPR, desde que atenda aos critérios estabelecidos no edital. É importante ficar atento às datas de inscrição e ao cronograma do Sisu.

Por fim, a terceira opção é o complemento da lista de espera, que é uma alternativa utilizada apenas quando sobram vagas nos cursos. Nesse caso, o candidato pode se inscrever pelo site da UTFPR e utilizar notas do Enem de anos anteriores ou histórico do ensino médio para concorrer a uma vaga remanescente. Essa opção está disponível apenas para cursos em que houver vagas disponíveis após o encerramento do processo seletivo regular.

No Campus Santa Helena, a UTFPR oferece os cursos de Agronomia, Ciência da Computação e Ciências Biológicas.

O curso de Agronomia tem duração de cinco anos e é oferecido nos turnos da manhã e tarde.

Já o curso de Ciência da Computação tem duração de quatro anos e é oferecido nos turnos da manhã e tarde.

Por fim, o curso de Ciências Biológicas tem duração de quatro anos e é oferecido no período noturno.

Em todas as formas de ingresso na UTFPR, é importante ficar atento aos editais, prazos e critérios de seleção. Além disso, é fundamental ter um bom desempenho acadêmico e se dedicar aos estudos para conseguir uma vaga na universidade. A UTFPR é uma das melhores instituições de ensino superior do país, e ingressar nela pode ser um grande passo para sua carreira profissional.