Professoras da UTFPR-SH participam de encontro do Programa Itaipu mais que energia
No dia 11 de dezembro, as professoras do curso de Ciências Biológicas Daniela Raguer Valadão de Souza (Chefe do Departamento de Extensão - DEPEX) e Rejane Barbosa de Oliveira (Assessora de Sustentabilidade do Campus Santa Helena) participaram do Encontro do Núcleo de Cooperação Socioambiental. O evento foi promovido pelo Itaipu Parquetec na cidade de Toledo - PR.
O Núcleo de Cooperação Socioambiental, faz parte da Governança Parti cipa tiva para a Sustentabilidade, que é uma iniciava estratégica do Programa Itaipu Mais que Energia. Cada núcleo tem o objetivo de articular e fortalecer organizações de uma região em torno de uma agenda comum voltada à sustentabilidade socioambiental e ao desenvolvimento econômico.
Participaram do evento várias instituições como universidades, cooperativas de catadores de recicláveis, órgãos ambientais federais, estaduais e municipais, dentre outras. Durante o evento, os participantes foram divididos em grupos para identificar as principais questões socioambientais dos municípios do Oeste do Paraná, bem como suas causas e possíveis ações para enfrentá-las ou resolvê-las. Os eixos trabalhados durante o encontro foram: Desigualdades socioeconômicas, Conservação da água e do solo e Saúde. O diagnóstico realizado será utilizado para integrar propostas ambientais que já são desenvolvidas pelas entidades participantes do núcleo, bem como criar novas propostas que atendam às necessidades socioambientais dos municípios do Oeste do estado do Paraná.