Projeto de extensão promove Tarde de Campo com produtores de Santa Helena e região
No dia 21 de fevereiro, foi realizado no Campo Agrostológico do Campus Santa Helena uma Tarde de Campo, com a temática de Plantas forrageiras, que são plantas empregadas na formação de pastagens. Cerca de 30 produtores de Santa Helena e região estiveram presentes, trocando informações para implantar em suas propriedades.
Durante a atividade, o professor Magnos apresentou os diferentes tipos de capim presentes no Campo Agrostológico e suas indicações, falando sobre suas características, como qual forrageira e é mais produtiva e qual exige mais cuidado. Segundo Carlos Harold, Agrônomo do IDR-Paraná que esteve presente na Tarde de Campo, a importância do evento se deve ao fato de a Universidade estar abrindo suas portas para a comunidade, "ouvir o produtor, as demandas que ele tenha. E o produtor vir aqui na Universidade e conhecer as tecnologias de manejo".
A área experimental possui 26 variações de capim, como forrageiras, braquiária, campim-elefante, alfafa e amendoim. Os bolsitas e alunos voluntários do projeto, orientados pelo professor Magnos, analisam o desenvolvimento dessas espécies no clima e solo de Santa Helena , proporcionando estudos voltados para as necessidades dos produtores da região.
"Eu acho interessantíssimo a participação dos produtores. É algo que a gente não faz sozinho, precisamos dos parceiros. Tivemos uma boa aceitação ao apresentar esse projeto de extensão ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ao IDR e à Secretaria de Agricultura. E hoje pudemos apresentar in loco o que já temos aqui aos produtores", declarou o professor Magnos Ziech.
O projeto de extensão "Difusão e troca de experiências sobre forrageiras na região Oeste do Paraná" é um dos 11 projetos do Campus Santa Helena contemplados no Programa de Extensão para Sustentabilidade, organizado pela Itaipu Binacional, por meio do Itaipu Parquetec.