Home
/
Notícias
/
Santa Helena
/
Projeto Horto Medicinal recebe alunos de escola municipal para atividade

Projeto Horto Medicinal recebe alunos de escola municipal para atividade

Publicado 5/12/2023, 11:19:58 AM, última modificação 5/12/2023, 11:56:09 AM
Projeto de Extensão Horto Medicinal UTFPR: Conectando Saberes recebe alunos da Escola Municipal Nereu Ramos, estimulando o aprendizado sobre plantas medicinais e agroecologia.

O Projeto de Extensão Horto Medicinal UTFPR: Conectando Saberes, do Campus Santa Helena, sob coordenação da professora Profa. Dra. Ana Regina Dahlem Ziech e  Profa. Dra. Edicléia Bonini, com participação técnica bem como de alunos dos cursos de graduação em Agronomia e Ciências Biológicas, recebeu na quinta-feira, dia 11 de maio, no auditório aberto, cerca de 60 alunos e servidores da escola municipal Nereu Ramos, da Esquina Céu Azul, município de Santa Helena.

Cumprindo um dos seus objetivos, que é a geração e compartilhamento de informações relativas as plantas medicinais, condimentares e aromáticas junto ao Horto Medicinal Agroecológico da UTFPR Campus Santa Helena, visando criar um elo entre a Universidade e Sociedade, o projeto possibilitou que os alunos da instituição municipal realizassem as etapas de misturas de substratos e preparo de recipientes para produção mudas pré formadas a partir de sementes de manjericão, funcho e alcachofra, além de trabalharem com propagação vegetativa via estaquia de figatil, curry, guaco, cânfora, ora pro nóbis, erva cidreira, e pelo método de divisão de touceiras de mil folhas e confrei.

De acordo com o coordenador do Projeto Caprichás na escola municipal para onde as mudas foram conduzidas, o professor Marcos Carvalho, os alunos darão continuidade com cuidados, sob supervisão, para um projeto interno de empreendedorismo.

Além dessa atividade, o grupo ainda realizou visita ao campo onde está localizado o Horto Medicinal e assim visualizou as plantações que deram origem às suas mudas, além de outras espécies no local.

Essa integração entre a UTFPR Campus Santa Helena e a escola por meio do Projeto Horto Medicinal, é uma demonstração concreta do compromisso da universidade em estabelecer laços sólidos com a comunidade. Ao possibilitar que os alunos participem das atividades do horto medicinal, o projeto promove o conhecimento sobre plantas medicinais, condimentares e aromáticas. Essa experiência prática enriquecedora permite aos estudantes vivenciarem a importância da agroecologia e da conservação da biodiversidade, além de despertar o interesse em projetos futuros relacionados ao tema. O trabalho conjunto entre a universidade e a comunidade fortalece a educação, a pesquisa e a extensão, contribuindo para o desenvolvimento local e a formação de cidadãos conscientes e engajados.