Home
/
Notícias
/
Santa Helena
/
Projeto Sítio Urbano 5.0 é um dos vencedores do Prêmio Prime

Projeto Sítio Urbano 5.0 é um dos vencedores do Prêmio Prime

Publicado 11/17/2022, 9:37:05 AM, última modificação 11/17/2022, 11:29:19 AM
A cerimônia de premiação do Prime será realizada no dia 30 de novembro, no Campus Curitiba.

Container do Projeto Sítio Urbano 5.0

Idealizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) visa estimular a produtização do resultado de pesquisas acadêmicas com potencial de mercado, para contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Estado do Paraná.

No ano de 2022, dois dos cinco projetos premiados são da UTFPR, sendo um do Campus Pato Branco, que tem como responsável o Professor Péricles Inácio Khalaf e um do Campus Santa Helena.

Desenvolvido pelo Professor Glauco Vieira Miranda, o Projeto Sítio Urbano 5.0 é uma plataforma de produção agrícola inteligente, autônoma, com iluminação artificial e autoaprendizagem para o manejo de hortaliças, plantas e bioativos para agricultura urbana com tecnologias da Agricultura 5.0.

O container reúne um conjunto de plataformas físicas e inovadoras, que utiliza inteligência artificial (IA) e Internet das coisas (IoT) para a prática de agricultura urbana.

“Temos produzido um pé de alface em 15 dias. Pelos métodos tradicionais, esse tempo seria de 30 dias”, explica o professor Glauco Miranda.

Ao produzir autonomamente alimentos seguros e saudáveis, além de orgânico, sem agrotóxicos e de maneira sustentável com uso das águas das chuvas e energia solar em qualquer época e lugar do mundo e ainda, próximo ao consumidor final, o Sítio Urbano 5.0 reduz o impacto global da produção.