Projeto Sítio Urbano 5.0 é um dos vencedores do Prêmio Prime
Idealizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) visa estimular a produtização do resultado de pesquisas acadêmicas com potencial de mercado, para contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Estado do Paraná.
No ano de 2022, dois dos cinco projetos premiados são da UTFPR, sendo um do Campus Pato Branco, que tem como responsável o Professor Péricles Inácio Khalaf e um do Campus Santa Helena.
Desenvolvido pelo Professor Glauco Vieira Miranda, o Projeto Sítio Urbano 5.0 é uma plataforma de produção agrícola inteligente, autônoma, com iluminação artificial e autoaprendizagem para o manejo de hortaliças, plantas e bioativos para agricultura urbana com tecnologias da Agricultura 5.0.
O container reúne um conjunto de plataformas físicas e inovadoras, que utiliza inteligência artificial (IA) e Internet das coisas (IoT) para a prática de agricultura urbana.
“Temos produzido um pé de alface em 15 dias. Pelos métodos tradicionais, esse tempo seria de 30 dias”, explica o professor Glauco Miranda.
Ao produzir autonomamente alimentos seguros e saudáveis, além de orgânico, sem agrotóxicos e de maneira sustentável com uso das águas das chuvas e energia solar em qualquer época e lugar do mundo e ainda, próximo ao consumidor final, o Sítio Urbano 5.0 reduz o impacto global da produção.