Home
/
Notícias
/
Santa Helena
/
UTFPR assina acordo de cooperação com Universidade de Antioquia, na Colômbia

UTFPR assina acordo de cooperação com Universidade de Antioquia, na Colômbia

Publicado 7/8/2024, 11:29:14 AM, última modificação 7/8/2024, 11:37:00 AM
Acordo de cooperação para reciprocidade de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa, extensão e cultura tem entre suas metas enviar e receber até três estudantes de intercâmbio por ano até 2029.

Foto de <a href="https://unsplash.com/pt-br/@kobbymendez?utm_content=creditCopyText&utm_medium=referral&utm_source=unsplash">Kobby Mendez</a> na <a href="https://unsplash.com/pt-br/fotografias/bandeira-de-ondulacao-DfR2LaXNyUA?utm_content=creditCopyText&utm_medium=referral&utm_source=unsplash">Unsplash</a>

No mês de junho foi assinado o Acordo de cooperação para reciprocidade de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa, extensão e cultura entre a Universidade de Antioquia (UdeA), na Colômbia, e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O acordo visa o estabelecimento de bases de mútua cooperação para a realização de atividades acadêmicas, docentes, de pesquisa, de difusão da cultura e extensão de serviços em todas aquelas áreas de interesse, bem como o estabelecimento de um programa de mobilidade estudantil entre as instituições.

Segundo o plano de trabalho firmado, o objetivo do programa de mobilidade é o intercâmbio de estudantes na modalidade presencial, durante um ou dois semestres, entre a UdeA e a UTFPR. Entre as metas está o envio e o recebimento até três estudantes de intercâmbio por ano até 2029.

O cronograma, com início em 2025 e sujeito a alterações, é o seguinte:

  • Janeiro/fevereiro: troca de informações (oferta acadêmica, orientações para as candidaturas);
  • Março: seleção e indicação de estudantes;
  • Abril: candidaturas;
  • Maio: avaliação das candidaturas;
  • Junho: notificação sobre o aceite;
  • Agosto/setembro: início da mobilidade (calendário a ser confirmado pela instituição anfitriã).

Em dezembro de 2023, o Campus Santa Helena recebeu a visita de representantes da UdeA. Na ocasião, Jesús María López Lezama, do Departamento de Ingeniería Eléctrica e Robinsson Cardona Cano, jefe de inovación, conheceram também os campi de Medianeira e Toledo, durante evento UTFPR Recebe.

Reportar erro