VESTIBULAR

Publicado 10/6/2023, 4:23:21 PM, última modificação 10/6/2023, 4:26:58 PM
Inscrições abertas para Vestibular de Verão da UTFPR. Prazo vai até 9 de outubro, com provas no dia 19 de novembro.

Estão abertas as inscrições para o vestibular de Verão para ingresso em um dos 13 campi da UTFPR no 1º semestre de 2024. O prazo vai até 9 de outubro. 


Confira o passo a passo a seguir.

1) Acesse o site
Confira o edital do processo seletivo e entre no site da banca organizadora. Preencha os seus dados com atenção. Pessoas com deficiência ou necessidades educacionais específicas podem solicitar adaptações razoáveis até 9 de outubro.

2) Escolha a modalidade
    - Ampla Concorrência; 
    - Cotista - candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, com categorias específicas por renda de até 1,5 salário mínimo; e para pessoas pretas, pardas, indígenas ou com deficiência. Há a reserva de pelo menos metade das vagas para as cotas.
    - Treineiro - alunos que não tem a previsão de concluir o ensino médio antes do início do período letivo tem a obrigatoriedade de se inscrever apenas com a finalidade de testar os conhecimentos, sem concorrer efetivamente às vagas.

3) Selecione o curso
Você pode concorrer em até dois dos 114 cursos da Instituição, selecionando o curso e o campus. Escolha um em primeira e, caso queira, outro em segunda opção. Se não for aprovado em nenhuma delas na 1ª chamada, ainda é possível participar da lista de espera de ambos os cursos para as próximas chamadas.

É possível conferir os pesos para cada disciplina, de acordo com o curso desejado, e também as notas de corte do processo anterior na página do vestibular.

4) Faça a opção de idioma
Para as questões de Língua Estrangeira Moderna, dá para escolher entre os idiomas Inglês ou Espanhol.

5) Escolha a cidade para fazer a prova
A prova pode ser realizada em uma das 13 cidades em que a UTFPR está presente. Dependendo do número de inscritos, as provas também poderão ser aplicadas em municípios vizinhos.

6) Pague a taxa de inscrição
O pagamento pode ser feito até 10 de outubro, por boleto e agora também por PIX. 

O pedido da isenção da taxa pode ser feito até 22 de setembro, com o envio da folha resumo da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário-mínimo. O documento pode ser obtido no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da prefeitura municipal, assinada pelo órgão expedidor.  

6) Confira o local de prova
Veja o ensalamento, que estará disponível a partir do dia 10 de novembro. 

7) Faça a prova
As provas serão aplicadas no dia 19 de novembro, de modo presencial. Antes de tudo, leia o Programa de Provas e o Guia do Candidato

Na data, leve o comprovante de ensalamento e um documento de identificação original. Vão ser realizadas duas provas: uma de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha, e outra de redação em língua portuguesa. 

A divulgação de resultado está prevista para o dia 16 de janeiro de 2024, com a publicação da lista de espera na data seguinte. Boa sorte!

Para mais informações, acesse a página do vestibular.