Home
/
Notícias
/
Toledo
/
NAPI-OESTE

NAPI-OESTE

Publicado 6/22/2023, 11:58:24 AM, última modificação 6/22/2023, 12:14:33 PM
O 'Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação do Oeste do Paraná' esteve presente no Summit Iguassu Valley

Prof. Sidgley Camargo de Andrade/UTFPR-Toledo (direita); Prof. Douglas André Roesler/UNIOESTE-Marechal Cândido Rondon; Prof. Elder Elisandro Schemberger/UTFPR-Toledo; Caroline Franco/Fundação Araucária; Bernardo Damazio Trinchero/Fomento Paraná; Álvaro José Baccin/Globoaves; Visitantes (esquerda).

Nos dias 14 e 15 de junho de 2023, o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação do Oeste do Paraná (NAPI-Oeste) esteve presente no Summit Iguassu Valley, evento realizado na cidade de Foz do Iguaçu.

Foram dois dias de imersão em inovação, tecnologia e conexões entre os atores do ecossistema regional de inovação do Oeste do Paraná.

Na oportunidade, o coordenador geral do NAPI-Oeste: prof. Douglas André Roesler (UNIOESTE-Marechal Cândido Rondon); e os coordenadores das temáticas 'Inovação e Conectividade' e 'Energias e Sustentabilidade': profs. Sidgley Camargo de Andrade (UTFPR - Campus Toledo) e Eduardo Cesar Dechechi (UNIOESTE - Campus Foz do Iguaçu), puderam apresentar alguns dos resultados parciais do NAPI-Oeste e estabelecer diálogos com os atores do ecossistema. 

Também estiveram presentes, representando o NAPI-Oeste, as representantes da Fundação Araucária: profa. Débora de Mello Gonçales Sant’ Ana e Caroline da Rocha Franco (Fundação Araucária).

Para o prof. Sidgley, "o evento foi importante – não apenas para dar visibilidade ao NAPI-Oeste, como um instrumento de governança do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), que é fomentado pela Fundação Araucária – mas também esclarecer o papel de interface que os NAPIs desempenham dentro do ecossistema de inovação”.

Os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) são instrumentos da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FAPPR) para a mobilização e integração entre território e ativos públicos e privados.

Por meio dos NAPIs é esperado a produção de conhecimento, de forma colaborativa pelos pesquisadores paranaenses e de outras regiões, incitados por demandas prioritárias de desenvolvimento de setores estratégicos para o Estado do Paraná.

Reportar erro