PESQUISA

Publicado 3/10/2023, 8:48:30 AM, última modificação 3/10/2023, 8:51:48 AM
Docentes publicam um capítulo de livro a respeito da resistividade elétrica de concretos com cimentos de menor emissão de carbono

Os professores Carlos Eduardo Tino Balestra, Gustavo Savaris, Ricardo Schneider e Alberto Nakano publicaram um capítulo de livro internacional a respeito da resistividade elétrica de concretos com cimentos de menor emissão de carbono conhecidos como LC³ (Limestone Calcined Clay Cements), incorporando resíduos agro-industriais.

O trabalho advém do estágio de pós-doutorado do prof. Carlos Balestra (COECI) e contou com a colaboração dos demais professores.

O capítulo publicado trata da durabilidade de concretos feitos com cimentos de menor impacto ambiental, onde foram apresentados os resultados de ensaios de carbonatação e de resistividade elétrica.

Carlos Balestra vem estudando, desde seu pós-doutorado, materiais de construção de menor impacto ambiental com o objetivo principal de desenvolver materiais cujo processo de fabricação leva a menores emissões de CO² na atmosfera.

O capítulo do livro pode ser acessado em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-17061-4_6