REITORIA

Publicado 8/5/2022, 4:18:23 PM, última modificação 8/9/2022, 10:03:35 AM
Diversas ações marcam a visita do Reitor da UTFPR ao Campus Toledo

Diretor Geral, Reitor e o Prefeito Municipal

O Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, esteve nesta quinta-feira (04) no campus Toledo para tratar de assuntos internos da universidade, assim como para a realização de uma visita à prefeitura do município e a para a participação na colação de grau dos formandos do primeiro semestre de 2022. 

Na parte da manhã, das 9h15min às 10h45min, no auditório 1, aconteceu uma reunião com os servidores, e, na sequência, das 11h às 12h, aconteceu a ‘Posse dos Novos Servidores’, sendo eles: profª Caroline Tamazoni Santos, prof. Ivan Luiz Salvadori, prof. Thiago Henrique Pereira Silva e prof. William Hideki Ito. 

No período vespertino, o Reitor, juntamente com uma equipe da UTFPR – Campus Toledo, entre eles, o Diretor Geral, o prof. Elder Elisandro Schemberger, foram recebidos pelo Prefeito Municipal, em seu gabinete.

O objetivo da reunião foi a assinatura da escritura da doação de um terreno do município à UTFPR - Campus Toledo e para tratar de uma parceria entre a prefeitura e a universidade, que é a implantação da ‘Usina do Conhecimento’.

Doação do Terreno à UTFPR

Nesta tarde da última quinta-feira (4), a UTFPR – Campus Toledo recebeu a escritura de um terreno doado pela prefeitura no ano de 2021, com área total de 25.673,6 m², que está localizada abaixo da Avenida Maripá, ao lado do campus, na Vila Becker.

A utilização desse terreno contempla a edificação de blocos didáticos com salas de aula, laboratórios, guarita e estacionamento. Essa doação tem como encargo a construção de mil metros quadrados pela universidade, em até 4 anos.

Para o prof. Elder Schemberger, “essa doação possibilitará a ampliação dos espaços físicos do campus Toledo, como salas de aula e laboratórios”. Ainda destaca que é “importante agradecer todos os envolvidos, que não mediram esforços, para que essa doação se efetivasse. Agradeço o prefeito, o vice-prefeito e todo o legislativo municipal, os quais compreendem a importância da universidade pública para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão para o município e para a região oeste do Paraná.”

Usina do Conhecimento

Nessa reunião no gabinete, o professor Rodolfo Eduardo Vertuan expôs, por meio de uma apresentação, o plano de ação e o layout da Usina do Conhecimento.

O propósito da usina será promover ambientes e situações propícias à disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos e ao desenvolvimento de práticas que impactem os desafios contemporâneos da comunidade toledana, de forma ética, cidadã e responsável, principalmente nos temas relativos à divulgação científica e tecnológica, à educação e à educação empreendedora.

O Reitor salientou o potencial da UTFPR em grandes parcerias, como esta da prefeitura e do campus Toledo, a qual favorece a educação, a divulgação científica e tecnológica, assim como o empreendedorismo.

O Diretor Geral reiterou a parceria entre as instituições ao rememorar vários projetos anteriores ou que estão em andamento entre as duas instituições. Também destacou que esta parceria, em especial, será um das maiores já implantadas entre a universidade e a prefeitura. Salientou, ainda, que a referida parceria "dará maior visibilidade para a melhoria contínua da educação toledense, a qual vem se destacando nacionalmente, apoiada pelos poderes executivo e legislativo do município."

Para o prof. Elder, "a Usina do Conhecimento será uma ferramenta de transformação de vidas por meio da educação e, a UTFPR, juntamente com a prefeitura, serão os coadjuvantes deste processo", declara.

Além da Direção Geral, contribuíram para o desenvolvimento desse projeto: a Diretoria de Planejamento e Administração (DIRPLAD) e a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC). 

Colação de Grau

No período noturno, no Teatro Municipal de Toledo, aconteceu a ‘Cerimônia de Colação de Grau’, dos formandos do primeiro semestre de 2022.

A mesa de honra foi composta pelo Reitor; pelo Diretor Geral, pelo Diretor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, o prof. Ivan Jose Coser; pelo Coordenador do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, o prof. Robson Luciano de Almeida; pela representante do curso de Engenharia Civil, a profª. Silvana Silva; pelo coordenador do curso de Engenharia de Computação, o prof. Mauricio Zardo Oliveira; pelo Coordenador do Curso de Engenharia Eletrônica, o prof. Felipe Walter Dafico Pfrimer; pelo Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática, o prof. Leandro Antunes; pela Coordenadora do Curso de Tecnologia em Processos Químicos, a profª Gracinda Marina Castelo da Silva; pelo coordenador do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, o prof. Fábio Alexandre Spanhol; e pela patronesse dos formandos, a prof.ª Simone Francescon Cittolin.

Foram paraninfos da colação de grau: prof. Jones Erni Schmitz (Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia), prof. Gustavo Savaris (Engenharia Civil), prof. Luis Carlos Mathias (Engenharia de Computação), prof. Felipe Walter Dafico Pfrimer (Engenharia Eletrônica), prof. Ivan Jose Coser (Licenciatura em Matemática), prof. Ricardo Fiori Zara (Tecnologia em Processos Químicos) e o prof. Roberto Milton Scheffel (Tecnologia em Sistemas para Internet).

Servidores homenageados: Karen Hyelmager Gongora Bariccatti, Marcelo da Silva Fernandes, Rodolfo Eduardo Vertuan, Tatiana Shioji Tiuman e Thiago Cintra Maniglia.

Nomes de Turma: prof. Renato Eising (Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia), Alvaro Ricieri Castro e Souza (Engenharia de Computação), Rodnny Jesus Mendoza Fakhye (Engenharia Civil), Felipe Walter Dafico Pfrimer (Engenharia Eletrônica), Renato Francisco Merli (Licenciatura em Matemática), Gilberto da Cunha Gonçalves (Tecnologia em Processos Químicos), Vilson Luiz Dalle Mole (Tecnologia em Sistemas para Internet)

Para finalizar, o prof. Elder comenta que "formaram-se 69 estudantes, os quais deixaram de ser alunos e, a partir de agora, são profissionais engenheiros, tecnólogos e licenciados –  todos aptos a exercerem suas profissões." 

Reportar erro