Home
/
Pesquisa
/
Bolsas de Pesquisa e Pós-Graduação
/
Bolsas CAPES
/
Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE)

Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE)

Publicado 6/13/2023, 5:49:10 PM, última modificação 8/4/2025, 10:05:11 AM

Publicado em 01/01/2015 | Última atualização em 15/07/2025

O Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), instituído pela CAPES em 2011, tem como finalidade apoiar a formação de pesquisadores de alto nível por meio da realização de estágios de doutorandos em instituições estrangeiras. A iniciativa substituiu programas anteriores com o objetivo de tornar mais ágil o processo de concessão de bolsas para doutorado com pesquisa no exterior.

O programa é voltado exclusivamente para estudantes de cursos de doutorado reconhecidos pela CAPES, e prioriza pesquisas em áreas do conhecimento consideradas menos consolidadas no Brasil.

A gestão do programa é feita pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, que é responsável pela divulgação dos editais, homologação de candidaturas, acompanhamento dos bolsistas e validação das inscrições junto à CAPES.

Características do Programa

Tipo: Bolsa individual
Modalidade: Doutorado Sanduíche
Duração da bolsa: de 4 a 9 meses

Benefícios

  • Mensalidade
  • Auxílio deslocamento
  • Auxílio instalação
  • Seguro-saúde
  • Adicional por localidade, quando aplicável

Inscrição e Seleção

O processo de inscrição exige que o candidato apresente proposta de pesquisa e cumpra os requisitos definidos no edital. A seleção é realizada internamente pela UTFPR, e os candidatos aprovados devem se inscrever no sistema da CAPES, anexando a documentação obrigatória. A homologação das candidaturas é feita pela Pró-Reitoria, conforme disponibilidade de cotas institucionais.

As bolsas não podem ser acumuladas com outras de mesma finalidade concedidas por agências brasileiras. Candidatos que já tenham usufruído da bolsa na mesma modalidade não podem ser contemplados novamente, exceto nos casos de pós-doutorado. Bolsas eventualmente não utilizadas por um programa poderão ser remanejadas para outro da mesma instituição, desde que todos os benefícios sejam integralmente transferidos.

Reportar erro