Programa de bolsas Fundação Araucária

Publicado 7/26/2021, 8:03:48 PM, última modificação 8/20/2025, 10:54:40 AM

Informações sobre cadastro e substituição de bolsistas

Este tutorial tem como objetivo orientar coordenadores, orientadores, secretarias(os) e discentes sobre as ações necessárias para a implementação de bolsas em projetos vinculados à Fundação Araucária e à PROPPG. O processo pode variar dependendo do formato da chamada pública, mas as etapas descritas abaixo representam um guia geral que pode ser adaptado para outros editais.

1. Publicação das Chamadas e Seleção Interna

  • O processo se inicia com a publicação da chamada da Fundação Araucária e do edital da PROPPG.
  • Os programas devem realizar a seleção interna dos discentes de acordo com os critérios estabelecidos nos respectivos editais.
  • Após a seleção, o discente indicado deverá seguir os procedimentos de cadastro ou substituição, conforme descrito abaixo.

2. Cadastro do(a) Bolsista no SPARKx

Orientações para o cadastro:

  • Cadastrar o nome completo por extenso (exemplo: Chiquinho da Silva Santos).
  • Em caso de nome social, cadastrar da seguinte forma: Nome Social (Nome Civil).

3. Envio de Documentação para Indicação do(a) Bolsista

Após o cadastro no SPARKx, a coordenação do programa de pós-graduação deve encaminhar, via SEI , a documentação listada abaixo para a PROPPG. Em seguida, a PROPPG deverá enviar um e-mail à Funtef contendo a referida documentação:

  1. Edital de seleção e resultado (Incluir justificativa caso em que a sequência de classificação não for seguida).
  2. Declaração de matrícula do bolsista: Deve estar atualizada e comprovando vínculo institucional.
  3. Plano de trabalho do(a) bolsista:
    • Incluir as datas de início e término das atividades.
    • No item "declaração", informar o nome do(a) bolsista.
    • O plano de trabalho deve ser assinado pelo(a) bolsista, orientador e coordenador do projeto (preferencialmente de forma digital, via SEI ou GOV.BR).
    • Modelo (documento pode ser alterado dependendo do edital)

No processo SEI e no corpo do e-mail, incluir as seguintes informações complementares:

  • Nome completo do(a) bolsista.
  • Data de nascimento.
  • Número do CPF.
  • E-mail institucional ou pessoal.
  • Data de início das atividades no projeto.

4. Aprovação pela Fundação Araucária

  • Após o envio da documentação, aguardar a aprovação da indicação do(a) bolsista pela Fundação Araucária.
  • Somente após essa aprovação, o(a) bolsista poderá iniciar suas atividades no projeto com direito ao recebimento da bolsa.

5. Cadastro no Sistema Conveniar

  • Após a aprovação pela Fundação Araucária, o(a) bolsista deverá se cadastrar no sistema Conveniar, após envio de link pela PROPPG.
  • Esse cadastro é essencial para vincular o(a) bolsista ao projeto e garantir o pagamento das bolsas.

6. Substituição de Bolsistas

Caso seja necessário substituir um(a) bolsista, siga os procedimentos abaixo:

  1. Cadastro prévio no SPARKx: O(a) novo(a) bolsista deve estar cadastrado(a) na plataforma SPARKx antes de qualquer solicitação de substituição.
  2. Envio de processo SEI para a PROPPG e e-mail para a Funtef, conforme item 3, contendo:
    • Declaração de matrícula do(a) novo(a) bolsista.
    • Plano de trabalho do(a) novo(a) bolsista (com as mesmas orientações citadas anteriormente).
    • Nome completo do(a) bolsista que está sendo desligado(a).

Último dia/mês/ano de trabalho do(a) bolsista que está saindo e justificativa para o desligamento.

Nota Importante

A autorização para o início das atividades do(a) bolsista no projeto, com direito ao recebimento da bolsa, só será concedida após a aprovação formal pela Fundação Araucária. Portanto, é fundamental cumprir todas as etapas descritas acima dentro dos prazos estabelecidos no edital correspondente.

 

 

 

  

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