Programa de bolsas Fundação Araucária
Informações sobre cadastro e substituição de bolsistas
Este tutorial tem como objetivo orientar coordenadores, orientadores, secretarias(os) e discentes sobre as ações necessárias para a implementação de bolsas em projetos vinculados à Fundação Araucária e à PROPPG. O processo pode variar dependendo do formato da chamada pública, mas as etapas descritas abaixo representam um guia geral que pode ser adaptado para outros editais.
1. Publicação das Chamadas e Seleção Interna
- O processo se inicia com a publicação da chamada da Fundação Araucária e do edital da PROPPG.
- Os programas devem realizar a seleção interna dos discentes de acordo com os critérios estabelecidos nos respectivos editais.
- Após a seleção, o discente indicado deverá seguir os procedimentos de cadastro ou substituição, conforme descrito abaixo.
2. Cadastro do(a) Bolsista no SPARKx
- PPG: Solicite a(o) bolsista selecionada(o) que realize seu cadastro na plataforma SPARKx.
- Para isso, a(o) bolsista deve acessar o link: https://sparkx.fundacaoaraucaria.org.br/index.html#/public/login e clicar no botão "Inscreva-se Agora".
Orientações para o cadastro:
- Cadastrar o nome completo por extenso (exemplo: Chiquinho da Silva Santos).
- Em caso de nome social, cadastrar da seguinte forma: Nome Social (Nome Civil).
3. Envio de Documentação para Indicação do(a) Bolsista
Após o cadastro no SPARKx, a coordenação do programa de pós-graduação deve encaminhar, via SEI , a documentação listada abaixo para a PROPPG. Em seguida, a PROPPG deverá enviar um e-mail à Funtef contendo a referida documentação:
- Edital de seleção e resultado (Incluir justificativa caso em que a sequência de classificação não for seguida).
- Declaração de matrícula do bolsista: Deve estar atualizada e comprovando vínculo institucional.
- Plano de trabalho do(a) bolsista:
- Incluir as datas de início e término das atividades.
- No item "declaração", informar o nome do(a) bolsista.
- O plano de trabalho deve ser assinado pelo(a) bolsista, orientador e coordenador do projeto (preferencialmente de forma digital, via SEI ou GOV.BR).
- Modelo (documento pode ser alterado dependendo do edital)
No processo SEI e no corpo do e-mail, incluir as seguintes informações complementares:
- Nome completo do(a) bolsista.
- Data de nascimento.
- Número do CPF.
- E-mail institucional ou pessoal.
- Data de início das atividades no projeto.
4. Aprovação pela Fundação Araucária
- Após o envio da documentação, aguardar a aprovação da indicação do(a) bolsista pela Fundação Araucária.
- Somente após essa aprovação, o(a) bolsista poderá iniciar suas atividades no projeto com direito ao recebimento da bolsa.
5. Cadastro no Sistema Conveniar
- Após a aprovação pela Fundação Araucária, o(a) bolsista deverá se cadastrar no sistema Conveniar, após envio de link pela PROPPG.
- Esse cadastro é essencial para vincular o(a) bolsista ao projeto e garantir o pagamento das bolsas.
6. Substituição de Bolsistas
Caso seja necessário substituir um(a) bolsista, siga os procedimentos abaixo:
- Cadastro prévio no SPARKx: O(a) novo(a) bolsista deve estar cadastrado(a) na plataforma SPARKx antes de qualquer solicitação de substituição.
- Envio de processo SEI para a PROPPG e e-mail para a Funtef, conforme item 3, contendo:
- Declaração de matrícula do(a) novo(a) bolsista.
- Plano de trabalho do(a) novo(a) bolsista (com as mesmas orientações citadas anteriormente).
- Nome completo do(a) bolsista que está sendo desligado(a).
Último dia/mês/ano de trabalho do(a) bolsista que está saindo e justificativa para o desligamento.
Nota Importante
A autorização para o início das atividades do(a) bolsista no projeto, com direito ao recebimento da bolsa, só será concedida após a aprovação formal pela Fundação Araucária. Portanto, é fundamental cumprir todas as etapas descritas acima dentro dos prazos estabelecidos no edital correspondente.