Normas de funcionamento

Publicado 12/28/2022, 2:51:17 PM, última modificação 3/30/2023, 2:39:51 PM

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 08h00min às 12h00min e das 13h30min às 17h00min.

 Operação dos equipamentos e fornecimento de resultados:

  • Cromatógrafo líquido de alta eficiência: é operado por um integrante da equipe do LABIQ, na presença do usuário responsável pela amostra, que deve orientar a análise. Ao final da análise o usuário levará os resultados gravados em seu próprio pen drive.

  • Espectrofotômetro de absorção molecular UV-Vis: é operado pelo responsável pela amostra sob supervisão da equipe do LABIQ, após receber treinamento. Ao final da análise o usuário levará os resultados gravados em seu próprio pen drive.

  • Microscópio trinocular de fluorescência: é operado pelo responsável pela amostra sob supervisão da equipe do LABIQ, após receber treinamento. Ao final da análise o usuário levará os resultados gravados em seu próprio DVD.

  • Destilador de nitrogênio, sistema de ultrapurificação de água, transiluminador UV, fonte de eletroforese, bloco digestor, microcentrífuga refrigerada, micrótomo rotativo de parafina e termociclador: são operados pelo responsável pela amostra sob supervisão da equipe do LABIQ, após receber treinamento.

Citações em trabalhos decorrentes da utilização da estrutura do LabMult:

Os usuários deverão obrigatoriamente fazer menção de agradecimento ao LABIQ-SH em todos os trabalhos e publicações decorrentes dos ensaios realizados (trabalho de conclusão de curso, dissertações, teses, resumos expandidos, pôsteres, apresentações em congressos, artigos científicos, entre outros). O agradecimento é facultativo no caso de serviços remunerados, especialmente proveniente da comunidade externa. Deve-se enviar ao Supervisor do Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário uma cópia completa da publicação que conste resultados obtidos no LABIQ-SH, através do e-mail labiq-sh@utfpr.edu.br.

Perfis de Usuários e Custos:

O uso dos equipamentos não será cobrado para usuários internos (servidores e discentes da UTFPR), contudo a compra de reagentes e consumíveis necessários para a análise deverá ser providenciada pelo usuário, assim como contribuir com a manutenção dos equipamentos e infraestrutura do LABIQ.

No caso de usuários externos, os custos e contrapartida será de acordo com a especificidade do equipamento. Os consumíveis e insumos utilizados nas análises deverão ser fornecidos.